Circuito AD no Masp!
Dando sequência ao roteiro dos associados do Circuito AD em São Paulo, com coordenação ímpar da arquiteta Zorilda Roque, o grupo marcou presença no Museu de Artes de São Paulo, o Masp, e lá pôde conferir as séries Bíblica e Retirantes,do renomado Candido Portinari.
Exibidas a última vez pelo museu em 2008, as duas coleções somam 11 obras, sendo oito da série Bíblica e apenas três das cinco obras que compõem a série Retirantes.
A pedido de Assis Chateaubriand, Portinari elabora a série Bíblica entre 1942 e 1944 para a sede da Rádio Tupi, em São Paulo. Composta de oito telas de grandes dimensões, ilustra passagens do Velho e do Novo Testamento. Fortemente influenciado por "Guernica", de Picasso, que Portinari viu de passagem pelos Estados Unidos quando foi fazer painéis para a Biblioteca do Congresso, as imagens não escondem a tentativa do pintor brasileiro de emular e adaptar o estilo do mestre espanhol.
Retirantes foi feita entre 1944 e 1945. Das cinco pinturas iniciais, o Masp tem apenas três, que mostram a busca de outra linguagem, mais próxima dos muralistas mexicanos Orozco e Siqueiros.
Visita imperdível!