Subindo a serra!
Seguindo e circulando pelas paisagens das serras que compõem o roteiro Caminhos do Frio, no interior da Paraíba, por vários momentos os visitantes vão se deparar e conhecer de perto o universo e a história dos escravos e senhores de engenhos, a cultura da produção da rapadura e da cachaça, trilhas ecológicas com direito a banhos de cachoeiras, além da gastronomia regional.
Ainda entre as principais atrações musicais que se apresentarão em praça pública, na cidade de Serraria, a animação ficará por conta do show de Nando Cordel, no dia 8 de agosto. Em Pilões, cidade das flores, um dos shows será com Geraldo Azevedo, no dia 17 de agosto. Já em Alagoa Nova, o cantador forrozeiro Santana, vai se apresentar no dia 24. E fechando a rota, no município de Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro, a principal atração do festival, no dia 31 de agosto, será a vez do cantor Lenine.
A Rota Cultural Caminhos do Frio foi lançada oficialmente nesta terça-feira (16) durante coletiva de imprensa no auditório da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), coordenada pelo secretário estadual de Cultura, Chico Cesar. O Governo do Estado está investindo R$ 30 mil em cada um dos seis municípios da região do Brejo paraibano.
A arquiteta Fernanda Melo, nova presidente do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, entidade responsável por agregar todos os munícipios do roteiro, acredita que a partir da abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio, vários engenhos da região, a exemplo do Olho D’água, em Pilões, que produz mel e rapadura, deverá receber uma demanda muito grande de turistas e com isso funcionando para visitas agendadas. “Teremos mais um roteiro turístico na região para atender a demanda dos turistas e apreciadores da cachaça produzida na Paraíba. É um momento se conhecer também o trabalho que se desenvolve e despertar para preservação da produção local, somando às atividades culturais ”, disse.