Gargalos e logística do Porto de Cabedelo apresentados na revista Cais do Porto
A revista Cais do Porto.com apresenta em seu número 15 a logística e os gargalos dos portos do Brasil, e em particular do Porto de Cabedelo. Segundo o então e atual ex-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld na matéria destaca que a pouca área retroportuária e uma rede ferroviária deficiente são os principais gargalos do Porto de Cabedelo. E que esses problemas têm atrasado o desenvolvimento do complexo, apesar do constante trabalho para dribá-los. Deixamos de receber cargas porque não havia espaço para armazená-las. Esse já é um forte argumento para provar que a necessidade da construção de um segundo porto na Paraíba é urgente, afirma Breckenfeld. O ex-presidente se refere ao projeto do porto de águas profundas, planejado para o município de Lucena. Os investimentos iniciais para o que seria o terceiro maior e mais importante da região Nordeste, seriam de R$3 bilhões. O segundo maior problema enfrentado por Cabedelo, segundo Breckenfeld é em relação à ferrovia,que prejudica, principalmente, a movimentação de minério de ferro, que depende totalmente dessa intermodalidade para ser exportado. O Porto de Cabedelo, não opera de dia por conta do transporte de trens urbanos. Em dezembro passado, e durante todo o verão, a situação piora porque a única estrada que dá acesso a Cabedelo, a BR 230, tem um incremento de 40% no movimento, graças aos turistas. Os engarrafamentos são constantes, conclui.