Cidadania
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) outorgou a cidadania pessoense ao radialista Antônio Malvino Neto na tarde desta terça-feira (29). A sessão solene, de autoria do vereador Lucas de Brito (DEM), concedeu a honraria que foi aprovada na Casa Legislativa desde 1982 pelo ex-vereador Francisco de Assis Saldanha.
“Para mim é uma grande satisfação resgatar a homenagem que o povo de João Pessoa prestou a Antônio Malvino desde 1982. É uma forma legitima do reconhecimento, da admiiração e do apreço que o povo tem em função da atividade profissional do homenageado. Ele é um dos que trabalham para garantir o direito à informação. A liberdade de imprensa deve ser plena e é esse direito que ele consegue assegurar em função de nosso povo”, citou Lucas de Brito.
Para o parlamentar, o homenageado consegue reproduzir sem deturpações as falas de vários líderes de governo e informações da política. “A história dele é paralela à história do radialismo na Paraíba. Quando o rádio veio ao Brasil, em 1920, e chegou à Paraíba em 1930, com a Rádio Clube, o poder público instalava alto-falantes em toda a cidade para que todos tivessem acesso às informações. Foi nisso que Antônio Malvino começou a trabalhar”, comentou.
Lucas de Brito ainda salientou o dinamismo do homenageado em função das novas teconologias atreladas à comunicação. “O radialismo não desapareceu com o surgimento da televisão, ele se reiventa. Está presente nos lares brasileiros, e através da mobilidade, em diversos aparelhos celulares. É com esse dinamismo que Antônio Malvino consegue manter um programa líder de audiência e propagar informação para toda a Paraíba”, destacou. Helton Renê (PP) concordou e citou o compromisso e a ética do homenageado como profissional da imprensa.