Centro de Distribuição
A Associação Bairro Sustentável (ABS), criada pela Damha Urbanizadora com a finalidade de atuar, principalmente, junto às comunidades situadas no entorno dos residenciais e nas ações de sustentabilidade, iniciou no último final de semana a construção do Centro de Distribuição de Produtos Agrícolas na região do Conde, que beneficiará 40 famílias da comunidade de Capim-Açu. A iniciativa faz parte do compromisso que a Damha Urbanizadora busca estabelecer com a Paraíba, que recebeu no início do ano o primeiro empreendimento residencial da empresa.
Em formato de mutirão, moradores da comunidade de uniram à Associação Bairro Sustentável na realização da construção. Ricardo Benitez, coordenador de projetos da ABS, explicou que a Damha Urbanizadora doou todo o material usado e os moradores se responsabilizaram pela mão-de-obra. Para Sérgio Tavares, presidente da Associação de Moradores, trata-se da realização de um sonho antigo. Ele conta que parte do Centro de Distribuição havia sido construída em 2006, mas por falta de recursos, a obra foi interrompida e o local, que deveria servir para o desenvolvimento cultural, financeiro e social de Capim-Açu, se transformou em escombros. “A chegada da Damha nos trouxe a esperança de um futuro próspero”, declara.
Durante o mutirão, o envolvimento ativo dos moradores foi fundamental e o clima era de total descontração. João de Deus Fernandes, um dos moradores da comunidade e beneficiado pelo Centro, comemorou a novidade. “É melhor participar da construção do que já receber o Centro pronto, assim a gente dá mais valor, já que suamos (literalmente) para construir. Eu espero que esse Centro traga benefícios para nossa comunidade”.
Além dos adultos, crianças também participaram da ação e desenharam suas expectativas para o futuro Centro. Vanessa Peterka, analista de projetos da ABS, explicou que os desenhos serão enviados para o marketing da ABS, responsável pelo desenvolvimento da nova logomarca do Centro.
A agricultura é a principal fonte de renda de Capim-Açu com plantações de milho, macaxeira, inhame, feijão, batata doce e outros, como hortaliças e criação de galinhas de capoeira. Com o Centro será possível reunir a produção de todos os agricultores e comercializar por meio da associação. Já com as frutas, principalmente manga e caju, abundantes na região, as mulheres produzirão polpa de frutas e doces, que também serão comercializados.
A previsão para inauguração do Centro de Capim-Açu é para o segundo semestre deste ano e até lá a ABS estará dando apoio. Após a conclusão do Centro, segundo Ricardo Benitez, a ABS entrará em contato com a comunidade pelo menos uma vez por mês para acompanhar os projetos.
Para conhecer o empreendimento da Damha Urbanizadora na Paraíba, visite www.damha.com.br. Para outras informações sobre as ações da Associação Bairro Sustentável, visite www.bairrosustentável.com.br.