Etiqueta no WhatsApp
O envio de mensagens de textos por aplicativos como o WhatsApp virou uma das formas mais comuns de comunicação. É prático, ágil e simples. Mas você sabe o limite? Se liguem nas dicas.
1) Quantidade ilimitada?
Não existe um limite da quantidade de torpedos que se pode enviar por dia. Tudo depende do grau de relacionamento e da quantidade de informações necessárias a se trocar. No entanto, assuntos mais importantes exigem uma ligação ou mesmo uma conversa pessoal.
2) Escrever ou não?
Assuntos relevantes ou graves merecem uma conversa. Na maioria das vezes o tom de voz e a expressão contribuem para a comunicação eficiente.
3) Preferência à presença
É muito grosseiro ficar mandando mensagens de texto enquanto está com outra pessoa. Exceto quando é alguém que ambos estão aguardando, por exemplo. Caso contrário, sempre (sempre mesmo) dê mais atenção a quem está com você do que ao aparelho. É muito desagradável conversar com alguém que olha para o celular de cinco em cinco minuto e fica respondendo torpedos.
4) Conteúdo rápido
O torpedo serve para conversas curtas. Se o assunto é longo, ligue ou envie um e-mail. É muito útil para avisar que já está na porta da casa de alguém, se está atrasado ou chegando, levando o pão…Enfim, recados.
5) No cinema ou teatro
Evite sempre usar celular nesses locais, ainda que seja para responder silenciosas mensagens de texto. O brilho do aparelho pode irritar as outras pessoas. Se inevitavelmente precisar se comunicar, tente fazer isso da maneira mais discreta possível tampando o celular com uma das mãos para diminuir a luz ou reduzindo a luminosidade da tela.
6) Respostas não são obrigatórias
Nem todo torpedo exige uma resposta. Se um amigo avisa que está atrasado por SMS, você pode simplesmente usar um “Ok” para ele ter ciência de que você leu. Se é um recado como “Chego em cinco minutos”, você nem precisa responder. Porém, um assunto delicado ou urgente merece um retorno por ligação.