Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) abre com cortejo da imagem de Nazaré
Com o cortejo da Imagem Peregrina de Narazé do Pará foi aberta ontem às 10h30 (horário de Portugal) no Parque das Nações em Lisboa a Bolsa de Turismo (BTL). A imagem foi conduzida pelo presidente da Paratur, Adenauer Góes, pelo Padre Ramos, presidente da Diretoria do Círio e representantes da Embratur numa coordenação da equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). A BTL é considerado o maior e mais importante evento de turismo da Europa e tem grande importância entre as estratégias de captação de fluxo turístico para o Brasil, segundo Marcelo Pedroso, Diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). A cantora Fafá de Belém, acompanhada do músico Paulo José Campos de Melo, da Fundação Carlos Gomes, são alguns dos atrativos que a Paratur também levou ao evento.
Para Adenauer Góes trata-se de `uma ação do Plano Estratégico de Turismo do Pará lançado recentemete pelo governador Simão Jatene que nos recomendou dar continuidade a uma aproximação com Portugal e com toda a Europa visando fortalecer o turismo como gerador de economia e renda para nosso Estado. Nesse sentido fizemos importantes parcerias com a Fundação Carlos Gomes, a cantora Fafá de Belém com a Arquidiocese de Belém, Diretoria do Círio, com o clero e o governo de Portugal para diferenciarmos nossa participação. Como resultado, nossa meta é aumentar o fluxo de turistas daqui da Europa para o Brasil, através da aproximação com os agentes de viagem e operadores de turismo.
Em 2011 um total de 74 mil pessoas visitaram os 990 estandes de expositores, somando 43 destinos na BTL. A Feira contou com 38 mil profissionais de turismo, sendo 2,8 mil estrangeiros.
São esperados para este ano cerca de 400 buyers(compradores) oriundos de 27 países, número recorde no evento. Comparado a 2011 o aumento é de 100%. A presença internacional deve somar este ano 39 destinos, com destaque para o Brasil, país convidado, e para os Emirados Árabes Unidos, que participam como estreantes. A. Paraíba está presente no estande integrado da Embratur ao lado dos demais estados nordestinos.