Sustentabilidade
Sustentabilidade, artesanato, eco design e responsabilidade social. Estes são os ingredientes da coleção premiada da 3ª edição do FashionTech, concurso de novos estilistas da Estação da Moda. O autor – o jovem de 18 anos Willer Moura – foi buscar no capitonê, técnica utilizada especialmente na decoração de ambientes, identidade para sua coleção, que também tem o algodão orgânico como carro-chefe da produção.
A coleção premiada propõe uma nova perspectiva para a indústria de moda com base no eco design, contrapondo o consumismo e os efeitos nocivos que isso implica na sociedade e na natureza. “O consumismo foi a base de todo o trabalho. Me inspirei no ato compulsivo de fazer compras – em especial de produtos de moda – para enfatizar esse comportamento equivocado da sociedade, já que o consumo desenfreado ajuda a aumentar a emissão de resíduos no meio ambiente, gerando consequências terríveis”, comenta o jovem estilista. A previsão é que o processo de confecção dos looks seja iniciado no próximo mês.
Willer Moura é estudante de Design de Moda do Unipê e trabalha como estilista de uma loja de tecidos da Capital. O vencedor do FashionTech foi premiado no dia 7 de fevereiro com a confecção de uma coleção composta por 30 looks e o desfile de apresentação da coleção com todas as despesas incluídas, além de uma visita técnica ao Senai/Cetiqt, no Rio de Janeiro.