Literatura
Nesta sexta-feira (14), o escritor Levi Wenceslau lançará, na Usina Cultural Energisa, o livro Cadeira Elétrica – Memórias de Quem Sobreviveu. Na obra autobiográfica, o autor paraibano radicado na Bahia relata sua trajetória de dor, luta e superação após um acidente de carro que, em maio de 2006, o deixou tetraplégico no dia do seu aniversário de 23 anos.
Apesar de não possuir formação literária, o estudante de psicologia surpreende pela fluidez com que conduz a narrativa através de lembranças entrecortadas por reflexões filosóficas e senso de humor refinado, capaz de transformar o relato trágico em leitura agradável e educativa.
Em sua vivência traumática, Levi recorda momentos de lucidez em estados de coma gerados por sucessivas paradas cardíacas e traz ao leitor memórias do que a ciência denomina “experiência de quase morte” (EQM). A partir de suas percepções, investiga aspectos fundamentais da existência como a natureza do tempo, de Deus e do espírito.
O livro revela ainda o drama psicológico vivido pelo autor e seus irmãos órfãos, enfrentando a dura realidade do cuidado e reabilitação de uma pessoa com deficiência, parcos recursos financeiros e a necessidade de mudança para outras cidades em busca de tratamentos, ao mesmo tempo em que a vida exigia de cada um as mudanças interiores necessárias para a conservação da integridade familiar. O leitor encontrará uma fonte de reflexão sobre os problemas enfrentados no dia-a-dia de um cadeirante, em um país que apenas começa a despertar para conceitos como acessibilidade.
O lançamento será às 19h30, após uma breve apresentação da cantora paraibana Flávia Wenceslau.