Biofilia e gentileza urbana

O OMNI Life & Health, empreendimento em construção no bairro de Manaíra, em João Pessoa, promete ser um marco para a arquitetura da cidade. Com previsão de alcançar 120 metros de altura e um terreno de mais de 5.600 m², o projeto será o maior medical center do Norte e Nordeste.
Entre os diversos benefícios que o OMNI Life & Health promete trazer para o bairro, o desenvolvimento arquitetônico do entorno é um dos destaques. A fachada do OMNI combina biofilia e gentileza urbana para oferecer um espaço mais acolhedor, sustentável e conectado com a comunidade.
Desde o início do desenvolvimento do projeto, a equipe de arquitetos focou em criar uma fachada que se destacasse na paisagem. Segundo Léo Maia, arquiteto que assina o projeto, a ideia era romper com a frieza dos edifícios tradicionais voltados para a saúde, que costumam apresentar fachadas impessoais, com grandes planos envidraçados e cores pouco acolhedoras.
“Queríamos um ambiente mais aprazível, verde e amigável, que trouxesse uma nova perspectiva para a arquitetura de empreendimentos desse porte”, explica o arquiteto. Segundo ele, o OMNI foi pensado para se integrar ao seu entorno com suavidade, estabelecendo um diálogo entre o edifício e a cidade por meio de uma abordagem pautada pela gentileza urbana.
Um dos pontos marcantes do projeto é a biofilia, conceito que integra elementos da natureza ao espaço construído. O verde está presente em diversos aspectos da fachada, como as floreiras perimetrais do edifício garagem, os jardins internos e o healing garden – espaço projetado para relaxamento e contemplação.
“A biofilia foi um ponto-chave do nosso projeto”, destaca Léo. “A ideia era criar um prédio que não fosse apenas funcional, mas também que proporcionasse uma experiência visual e sensorial para quem passa pelo local ou interage com o ambiente”.
Essa preocupação se reflete, por exemplo, no paisagismo elaborado pelo Studio Lago, que inclui espécies vegetais selecionadas para criar uma conexão mais humana e acolhedora para pedestres e moradores.