‘Maresia’
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes – abre nova exposição ‘Maresia’, do fotógrafo Deco Cavalcanti, a partir do dia 17 de janeiro. O trabalho fotográfico convida a mergulhar nas paisagens singulares das praias do Nordeste brasileiro, propondo um diálogo silencioso entre o espectador e a vastidão do mar.
O público que for conferir a exposição vai perceber a sensibilidade de Deco Cavalcanti que, através de sua lente sensível, captura a essência do Litoral nordestino, explorando texturas, luzes e formas que vão além da simples documentação fotográfica.
“Seu trabalho propõe um diálogo silencioso entre o espectador e a vastidão do mar, como um convite ao encontro consigo mesmo e com o espaço natural”, destaca o professor Daniel da Hora – curador da Estação Cabo Branco.
Em sua exposição ‘Maresia’, Deco Cavalcanti nos leva a refletir sobre nossa relação com o ambiente natural e sobre a necessidade quase instintiva do ser humano de buscar refúgio e inspiração nas paisagens naturais.
“A curadoria aqui trabalhada ressalta a capacidade de Cavalcanti de capturar não apenas o cenário, mas a atmosfera que envolve cada local. Ao destacar a maresia — aquele cheiro de sal, a umidade no ar, e a sensação de brisa que só o mar proporciona —, a exposição evoca memórias sensoriais e emocionais, conectando o público a um lugar de pertencimento e tranquilidade”, ressalta Daniel da Hora.
A visitação na Estação Cabo Branco é gratuita. O local funciona de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Administrado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), a Estação fica localizada no bairro do Altiplano.