Abertura
O projeto Extremo Cultural, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, tem início neste sábado (4), embalado pela música sertaneja. A dupla paraibana Vinícius & Sobral é a responsável por abrir a festa. Os cantores sobem ao palco montado no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, a partir das 20h. Logo em seguida, a dupla Cesar Menotti & Fabiano dá continuidade ao evento.
A relação de Vinícius e Sobral com a música não é recente. Aos seis anos de idade, Vinícius já curtia o som de Zezé Di Camargo & Luciano, seus ídolos sertanejos. Logo em seguida, ganhou do pai seu primeiro violão, dando, a partir daí, seus passos iniciais como instrumentista. Sobral, por sua vez, mergulhou no universo musical ainda nos tempos de escola. Aos 15 anos, passou a ter aulas de violão, o que o gabaritou para participar de apresentações em igrejas e festivais estudantis.
Ambos não tiveram referências de outros músicos na família. Despertaram o interesse ao acompanhar o trabalho de grandes nomes da musicalidade brasileira, a exemplo de Geraldo Azevedo, Fagner, Zé Ramalho, Djavan, Legião Urbana e, claro, ícones do sertanejo, como os já citados Zezé Di Camargo & Luciano, além de Jorge & Mateus, Bruno & Marrone, Chitãozinho & Chororó, entre outros.
Apaixonados por música, a relação de Vinícius e Sobral com ela transpassa o simples hábito de cantar e tocar. “Música pra mim é tudo aquilo que consigo sentir de bom e transmitir para as pessoas por meio da minha voz”, revela. Para Sobral, ela é a melhor maneira de levar emoções, trazer lembranças, eternizar momentos, sentir paz. “Música é o sorriso de Deus”, define.