Delicadeza do mar
O Espaço Arte Brasil, localizado no Liv Mall em João Pessoa, tem se consolidado cada vez mais como um ambiente dedicado à democratização da arte e cultural local, um espaço de vendas tanto para novos artistas quanto para os já conhecidos pelo público.
A artista visual pernambucana Luciana Oliveira é a nova presença no Espaço Arte Brasil. Com mais de 30 anos de experiência e uma trajetória rica em experimentações, as peças de Luciana trazem a beleza e a delicadeza do mar sob os olhos de quem ama experimentar técnicas nas expressões femininas. As obras em exposição e à venda no Espaço Arte Brasil incluem seis peças em porcelana e duas telas. “Desenvolvi uma nova série de aquarelas focadas em retratar mulheres na praia, um projeto que está em fase de fotografia e esboço, com o propósito de celebrar a beleza e a força do corpo feminino”, explicou.
Sua jornada na arte começou ainda na infância, com os desenhos que mais tarde a guiariam para a graduação em Design na Universidade Federal de Pernambuco. Ao longo dos anos, Luciana construiu uma carreira unindo publicidade e ilustração, caminhos que mantiveram sua criatividade fluindo. Após anos de dedicação ao mercado publicitário, ela decidiu abrir seu próprio escritório de Design, o que possibilitou uma liberdade para conciliar a arte visual de forma mais plena. Nos últimos 15 anos, explorou diversas técnicas, incluindo gravura, pintura em porcelana e acrílico e todas com mensagens que são voltadas para o corpo feminino como ideia central.
Embora tenha deixado a publicidade, Luciana mantém o design como parte ativa de sua prática, vendo-o como uma extensão do seu trabalho artístico. Para ela, ambos coexistem de forma harmoniosa: “Enquanto o design atende a uma função prática, a arte é livre. Mas os dois compartilham a busca pela beleza e pela estética”, ressalta. As peças dispostas no Espaço Arte Brasil representam a delicadeza de sua técnica e a profundidade de sua criatividade, convidando o público a mergulhar em seu universo sensível e plural. A aquarela e a gravura, em especial, ocupam um lugar central em sua trajetória. Uma de suas séries mais significativas, intitulada “Imersa,” utiliza gravura em carimbos para compor imagens e é particularmente querida pela artista.