Viagem sensorial pela Itália na orla de João Pessoa
Na orla de João Pessoa, surge um convite irrecusável para explorar a cultura, a arquitetura e os sabores da Itália: o Tramice Ristorante. Combinando gatronomia autêntica, design refinado e um ambiente único, o espaço se define como uma ponte entre a culinária e o afeto, onde sabores, histórias e emoções se entrelaçam.
Com vista para a praia de Manaíra, o Tramice nasceu em um casarão, cuja arquitetura clássica foi respeitada e valorizada em um projeto minuciosamente planejado. Assinado pelo escritório de arquitetura AEA, com design de interiores de Pamella Galdino, o espaço é um encontro harmonioso entre tradição e inovação.
Móveis antigos, madeira, tijolos envelhecidos e uma arquitetura clássica complementam o visual do local. “O casarão se encaixava completamente no que pensávamos ao conceber o Tramice. Ele já pertencia a uma família italiana e quando a vimos pela primeira vez, sabíamos que seria a nossa nova casa. Mantivemos paredes, mobília e piso de mármore”, ressalta Walter Farias, sócio do restaurante.
Três viagens pela Itália — O Tramice transporta seus visitantes por três atmosferas que refletem diferentes facetas da Itália. O percurso começa no salão inspirado na Costa Italiana, com seu ambiente claro e arejado, ideal para desfrutar momentos descontraídos com vista para o mar. Em seguida, os clientes adentram um ambiente clássico e elegante, ideal para encontros mais reservados, com opções de espaços privativos. Por fim, a jornada culmina na Vila Toscana, uma recriação autêntica das vilas rústicas italianas, perfeita para celebrações especiais. “Trouxemos muitas inspirações e Pamella filtrou e conseguiu moldar e transformar o espaço no que imaginávamos. Dividimos o restaurante em uma viagem por um pouco da Itália, começando na Costa, passando por uma Itália clássica e saindo nas vilas e ruínas da Toscana”, destaca Caio Graco, sócio do restaurante.
Pamella Galdino, responsável pelo design de interiores, destaca como cada detalhe reflete essa proposta. “De Positano à Toscana, é como se estivéssemos numa viagem que nos permite sair do cotidiano e transformá-lo em algo mais prazeroso”, acrescenta Pamella, que destaca um detalhe especial do projeto: o portal natural que recebe os visitantes. “Quem chega pelo estacionamento pode notar que passou por um portal. Uma árvore acabou caindo após um vendaval, mas enxergamos isso como um marco. Decidimos que seria o portal da experiência. Esse jambeiro parecia que ia morrer, mas agora está florindo para receber os visitantes”, destaca.
Culinária que une e emociona — No Tramice, a gastronomia é mais que técnica: é uma linguagem que expressa afeto e criatividade. Caio Graco explica que o cardápio foi moldado para harmonizar com a arquitetura e essência do espaço. “Nos impressionamos com a casa, os lustres, muita madeira, e não poderíamos perder isso. O cardápio também teve de se moldar à arquitetura. Idealizamos o projeto e quem executa tudo isso é a nossa equipe. Eu trago o know-how do restaurante, mas dependo 100% da Andréia Fernandes, minha esposa, que é a chef responsável pelo cardápio. Trabalhamos juntos para criar pratos que encantam não só pelo visual, mas principalmente pelo sabor”, revela.
Para as entradas, Caio destaca os antepastos, muitos produtos frescos, crudo, tartar de salmão e coisas mais leves, sem deixar de lado o que o público pessoense pede. “Para os pratos principais o restaurante investiu em massa fresca e autorais diferentes, não se atendo tanto às clássicas receitas italianas. Porém, quando falamos em granos duros, tentamos respeitar o máximo possível, por isso temos carbonara feita com guanciale ou cacio e pepe com pecorino, por exemplo”, ressalta o sócio.
Gastronomia e adega – A experiência Tramice vai além da cozinha. A adega, com 106 rótulos criteriosamente selecionados, destaca vinhos italianos, priorizando brancos e tintos que harmonizam com o menu. “Na carta da cidade tem muito vinho português e argentino Priorizamos os vinhos italianos, que estão bem representados na nossa carta. Fizemos uma seleção criteriosa, provando cada rótulo para oferecer o melhor aos nossos clientes”, acrescenta Caio.
O restaurante conta com o maitre Carlos França, figura renomada na cidade, responsável pela orquestração do salão. Segundo Caio, a preocupação era encontrar alguém que entendesse o funcionamento do salão como um todo, garantindo que cada detalhe fosse impecável para os clientes.
A experiência se completa com uma carta de drinks elaborada por Rony, da Astral Drinks, que trouxe inovação e profissionalismo ao menu de coquetéis. “Passamos oito meses estudando essa carta, e o resultado é uma seleção harmoniosa e criativa que complementa nossos pratos de maneira única”, explica.
Para conhecer o Tramice, informações e reservas, o Instagram é @tramiceristorante