Mutirão jurídico gratuito
Visando ampliar o acesso à justiça para organizações sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Instituto Nelson Wilians (INW), em parceria com a “Aliança Bayeux”, promove no próximo dia 19, das 9h às 13h, a primeira edição do projeto Mutirão Jurídico na Paraíba. O evento será realizado na sede da Aliança, localizada no Centro de Bayeux.
Durante o mutirão, serão oferecidos gratuitamente serviços de aconselhamento jurídico nas áreas de direito trabalhista, criminal, do consumidor e direito de família, incluindo questões como divórcio e pensão alimentícia. Os atendimentos serão conduzidos por advogados e voluntários do Nelson Wilians Advogados.
A presidente do INW, Anne Wilians, destaca que o projeto visa não apenas democratizar o acesso à justiça, mas também fortalecer a atuação voluntária como um instrumento de transformação social. “Esse programa permite que as pessoas atendidas conheçam seus direitos, identifiquem eventuais violações e recebam orientações qualificadas para buscar serviços gratuitos e resolver suas demandas jurídicas”, afirma.
William Ruiz, gerente de Projetos Sociais do INW, reforça a importância da iniciativa para comunidades em situação de vulnerabilidade. “O acesso à justiça ainda é um grande desafio em diversas regiões do Brasil. Mobilizar advogados especializados e conectar esses profissionais a quem mais precisa é uma conquista para o Instituto”, pontua.
O Mutirão Jurídico não se limita à consultoria jurídica gratuita. Ele empodera os atendidos ao oferecer conhecimento sobre seus direitos e orientações sobre como exercer a cidadania de forma plena. No último ano, o Instituto organizou 16 edições do projeto em todo o país, atendendo mais de 390 famílias e envolvendo mais de 245 voluntários.
Para participar da edição em Bayeux, basta chegar na organização Aliança Bayeux que será atendido.