“As muitas faces de Francisco”
Nesta sexta-feira (04), o Centro Cultural São Francisco abre a exposição “As muitas faces de Francisco”, que traz obras com representações de São Francisco de Assis, santo católico conhecido como padroeiro dos animais. As criações fazem parte do acervo do CCSF e traz diferentes técnicas.
“O público poderá conhecer algumas das diversas representações feitas de São Francisco. Trata-se de esculturas, pinturas de diferentes estilos feitas por artistas de diferentes cidades do Brasil. O visitante poderá conhecer um pouco sobre cada um desses artistas e suas representações”, conta Jessica Teles, museóloga do CCSF e curadora da exposição.
Ainda segundo Jessica, a mostra faz uma celebração ao santo e aos diferentes estilos de arte. “Ao destacar a forma como Francisco foi imaginado e reimaginado por artistas ao longo do tempo, esta exposição pretende celebrar também a diversidade de estilos e técnicas artísticas adotadas em nosso país”, pontua.
A exposição pode ser visitada durante o mês de outubro de terça a sábado das 9h às 16h, e aos domingos das 9h às 15h.
*São Francisco* – Nascido em 1185 na cidade italiana de Assis, São Francisco decidiu renunciar a sua herança e riquezas para viver uma vida simples dedicada a religiosidade.
Fundador de uma ordem existente até os dias de hoje, a ordem dos Frades Menores (mais conhecidos como Franciscanos), São Francisco dedicou a sua vida religiosa ao cuidado com os doentes e mais pobres, a quem tinha como irmãos. Seu sentimento de irmandade não estava, porém, restrito aos seres humanos, mas também se estendia as outras criaturas, por esta razão Francisco é considerado como padroeiro dos animais e da natureza.
Serviço:
“As muitas faces de Francisco”
Início: 04/10/2024
Local: Centro Cultural São Francisco
Visitação:
de terça a domingo das 9h às 16h
aos domingos das 9h às 15h