“O amor é o que move a nossa base”
Na medicina veterinária, a inovação tecnológica e o amor são essenciais para transformar a maneira de como animais de estimação são cuidados. Natanael Filho é um exemplo perfeito dessa combinação. Ele é sócio do Hospital Vida, que abre suas portas ainda neste ano, em João Pessoa, e promete revolucionar os cuidados e tratamentos – alguns inéditos no Nordeste.
Com uma carreira que começou na Universidade Federal da Paraíba e se expandiu para especializações em São Paulo, Natanael trouxe para a capital paraibana um conceito revolucionário de atendimento veterinário. O objetivo é oferecer cuidados de alta qualidade, integrando tecnologia avançada e uma abordagem acolhedora.
Na entrevista que segue, Natanael compartilha sua jornada profissional, a inspiração por trás do Hospital Vida e a importância de uma abordagem humanizada no cuidado dos nossos amigos de quatro patas.
Fale sobre a sua trajetória até se tornar sócio do Hospital Vida. Quais experiências profissionais anteriores influenciaram sua decisão?
Minha jornada começou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde me formei há oito anos medicina veterinária , em seguida me especializei em patologia clínica. A partir daí, segui para São Paulo para me especializar em nefrologia e intensivismo. Foi durante esse período que percebi a carência de uma infraestrutura adequada para oferecer cuidados intensivos para os meus pacientes. Essas experiências me mostraram a importância de ter um espaço que pudesse integrar todo o conhecimento e técnicas avançadas que aprendi. Assim nasceu a ideia do Hospital Vida, um local onde eu pudesse implementar uma medicina veterinária de excelência, equipada com o que há de mais moderno.
Como surgiu a ideia de trazer a primeira UTI 24 horas para pets no Nordeste para João Pessoa? Qual a importância desse serviço para a região?
A inspiração foi a minha vivência em grandes hospitais de São Paulo, onde vi a diferença que uma estrutura avançada pode fazer na vida dos pacientes. Na Paraíba, muitos pacientes críticos não tinham acesso a um atendimento especializado e intensivo, o que infelizmente levava a perdas que poderiam ser evitadas com a infraestrutura certa. Com a UTI 24 horas, ofereceremos um atendimento contínuo e especializado, com equipamentos modernos, automação e tecnologia, uma medicina de excelência. Esse serviço é crucial para garantir que nossos pacientes graves recebam a assistência necessária para uma recuperação eficaz, como respiradores automáticos, terapia de substituição renal (hemodiálise). Estaremos aptos a oferecer serviços avançados para os pacientes graves e críticos.
Como a abordagem humanizada impacta na recuperação dos animais internados?
Quando o paciente tem a oportunidade de ter o tutor, seu responsável, o seu amor do lado, conseguimos perceber a evolução fisiologicamente falando, isso impacta positivamente na sua resposta ao tratamento. No Hospital Vida, procuramos proporcionar um ambiente acolhedor tanto para os animais quanto para seus tutores, o que ajuda a minimizar a sensação de abandono e promove um ambiente mais seguro e relaxante.
Como você vê a evolução da medicina veterinária e como o Hospital Vida vai buscar acompanhar essas mudanças?
No Hospital Vida já vemos evolução, estamos trazendo o que há de mais moderno, a tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para atender todas as especialidades veterinárias. Além disso, a estrutura inclui uma gama de especialidades e serviços, desde diagnóstico por imagem até hemodiálise, para garantir que os nossos pacientes recebam um atendimento completo e integrado.
Quais valores pessoais ou profissionais você considera essenciais para o sucesso do Hospital Vida?
O amor e a humanidade são fundamentais para o sucesso do Hospital Vida. O amor é aquilo que move a gente e é a base, a essência e a nossa visão. É juntar o conhecimento com o amor, com a paixão, em prol da vida do pet. Queremos trazer a tecnologia, a ciência, mas também esse aconchego, humanização e acolhimento para proporcionar uma experiência única para os nossos pacientes no Hospital Vida, que vai muito além de apenas um centro de saúde. É exatamente o nosso lema: “Seu pet é o amor da nossa vida”. Eles são meus filhos também, de coração, não é só mais um paciente, é realmente o amor que move esse projeto que é l
indo.