A mais inovadora do setor elétrico no Brasil
O Grupo Energisa ficou em 1º lugar no ranking de empresas mais inovadoras do setor elétrico brasileiro no Prêmio Valor Inovação 2024, promovido pelo jornal Valor Econômico e a consultoria Strategy&, da PwC. A avaliação, que este ano chega à sua 10ª edição, considera as práticas de inovação adotadas pelas empresas, a utilização de novas tecnologias no dia a dia corporativo (como IA e machine learning), bem como aspectos ASG (ambiental, social e governança). Além do 1º lugar no setor elétrico, a companhia também conquistou o 4º lugar geral entre as 150 empresas mais inovadores do Brasil. Os resultados completos estão disponíveis no anuário Valor Inovação Brasil 2024: https://www.strategyand.pwc.com/br/pt/inovacao-brasil-2024.html
A colocação deste ano representa um salto em relação ao desempenho de 2023, quando a empresa ficou em 2º lugar no segmento e em 28º entre todas as empresas.
Ganhar o prêmio não foi obra do acaso. Inovar faz parte da cultura da corporação. Se transportássemos o conceito atual de inovação para o início do século passado, certamente o Grupo Energisa seria classificado como startup. Porque além de trabalhar com uma tecnologia absolutamente inovadora para a época – a eletricidade –, a empresa tinha um propósito claro: iniciar o processo de diversificação da economia da região, até então extremamente dependente da agricultura do café.
“Nossa empresa foi fundada em 1905, quando o mundo estava em plena revolução tecnológica e as inovações apareciam a cada minuto. Por conta disso, a inovação se tornou um dos seis valores do Grupo Energisa. Ela tem nos permitido que, ao longo do tempo, superemos muitas restrições. E, inclusive, acredito que a inovação nasce da restrição, porque ela é sempre um estímulo para inovar”, afirma Ricardo Botelho, CEO do Grupo Energisa.
O fato é que o programa de inovação da Energisa é fundamentado na continuidade e na transversalidade. Em 2018, a empresa criou a Diretoria de Inovação, ligada diretamente ao CEO e dedicada a agrupar as diversas iniciativas de inovação espalhadas pelo Grupo. Além de facilitar o acompanhamento e avaliação do portfólio de projetos, a criação de uma área especializada permitiu dar um salto no volume de investimentos dessa área. Se até o ciclo anterior, o Grupo alocava 0,5% do seu faturamento nessas iniciativas, no ano passado o setor de inovação passou a receber 1% do total, ou R$ 260 milhões. Tamanho investimento possibilitou ao Grupo viabilizar 63 projetos e iniciativas de inovação e outras 60 ligadas à área de Tecnologia de Informação (TI). Alguns projetos já são inclusive comercializados com outras empresas do setor elétrico, comprovando o pioneirismo do Grupo Energisa na sua área de atuação.