Gentileza urbana
A ideia de gentileza urbana tem ganhado cada vez mais espaço na construção civil brasileira. Segundo o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o termo se refere a iniciativas que favorecem o urbanismo e o paisagismo público, implantadas por empresas e empreendedores. Em João Pessoa (PB), uma dessas iniciativas ganhou vida no jardim da Casa GHC — showroom da GHC Incorporações, localizado na Orla de Cabo Branco. Os passantes agora têm à disposição uma pracinha agradável, com banquinhos onde podem descansar da caminhada enquanto apreciam a vista do mar.
Camilla Coriolano, gerente de Marketing da empresa, afirma que incorporar ações de gentileza urbana à Casa GHC era um objetivo desde a concepção do projeto do showroom. Além dos bancos amplos para descanso, o jardim também conta com um bicicletário e um calibrador de pneus para os ciclistas. A preocupação com o meio ambiente também está presente na iniciativa; na entrada do jardim, há um dispenser com saquinhos sustentáveis para a coleta de dejetos dos pets. “Estamos na Orla de Cabo Branco, que além das belezas naturais, estimula diariamente a prática de atividade física. Nossa ideia era oferecer um espaço aberto ao público que conectasse saúde e qualidade de vida”, explicou.
Outra iniciativa é um parquinho de madeira na lateral da Casa GHC, para que, além dos adultos, as crianças também possam aproveitar o espaço. “Acreditamos que, mais do que construir empreendimentos, o papel da construtora é deixar um legado para a cidade. Isso se constrói por meio de ações que se conectam à comunidade. Estamos construindo nossa cultura organizacional, e a gentileza urbana é indispensável. Queremos que essas ações façam parte do nosso DNA, da nossa assinatura”, completou.
Camilla conta que o retorno tem sido extremamente positivo, com pessoas de diferentes idades e perfis presentes no espaço. “Vemos turistas, esportistas, crianças e clientes aproveitando nosso jardim, e nada nos deixa mais felizes do que ver a comunidade ocupando este espaço. É esse tipo de empresa que fazemos e acreditamos”, comemorou.
As obras do Artus Vivence, primeiro empreendimento da GHC Incorporações, que será construído no local onde hoje funciona o showroom, começarão em setembro. No entanto, a intenção é que o espaço permaneça aberto ao público até fevereiro de 2025.