Fórum E-commerce Brasil
No próximo dia 30/07, será realizado, em São Paulo, o maior evento de e-commerce do mundo: o “Fórum E-commerce Brasil”. Pela primeira vez, a empresa paraibana “Way E-commerce”, surgida em 2016, em Solânea, na região do brejo, participará da iniciativa. A empresa, inclusive, será citada no guia do Fórum, anualmente atualizado e apresentado durante o evento, uma referência para o setor, sendo consultado por investidores, parceiros comerciais e outros stakeholders.
A Way E-commerce começou como uma empresa de inovação e tecnologia, desenvolvendo sites, aplicativos e marketing digital. Seu primeiro case de sucesso foi o aplicativo “Informa Brejo”, um guia turístico daquela região. “Fundei a Way em 2016 com meu irmão e um primo. Na época, lançamos nosso primeiro case, o app Informa Brejo”, relembra Pablo Ramon Monteiro, proprietário da empresa.
Em 2018, a empresa expandiu para Guarabira, adaptando-se a novos modelos de negócios e atingindo uma média de 100 a 150 marcas cadastradas mensalmente na plataforma. Contudo, em 2019, com a expansão para João Pessoa e a fundação da Associação Promotora de Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa (Aspetec), a empresa enfrentou um grande desafio, principalmente com a chegada da pandemia de COVID-19, resultando na perda de quase 90% dos clientes.
Reinvenção na pandemia
Mesmo diante das adversidades, Pablo ressalta que não pensou desistir. Voltou às suas raízes, Ciências da Computação, e, com a experiência adquirida em eventos de startups, fundou a Way E-commerce, a primeira assessoria de e-commerce do Nordeste. “Nos adaptamos, mais uma vez, ao mercado. Nos certificamos e criamos relações com as melhores tecnologias do Brasil”, destaca.
A empresa se especializou na implementação e aceleração de operações de e-commerce, atendendo desde indústrias a redes de lojas e varejo, tanto no modelo B2B quanto B2C. Hoje, a Way E-commerce já implantou mais de 100 lojas pelo Brasil, em estados como PB, RN, RS, PE, SP e RJ.
Crescimento do E-commerce no Nordeste
O mercado de e-commerce no Nordeste tem mostrado um crescimento notável. Segundo um levantamento da NielsenIQ Ebit, o e-commerce brasileiro continua em ascensão, com o Nordeste contribuindo significativamente para esse crescimento. Em 2022, a região Nordeste representou 14% dos pedidos de e-commerce no Brasil, com um crescimento contínuo no primeiro semestre de 2023 (e-Plus) (JET e-business).
Outro ponto importante é a confiança do consumidor no e-commerce, que se consolidou durante a pandemia. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) reporta um crescimento de 100% nas compras online desde 2019 até o final de 2023, com o mobile commerce representando mais de 50% das vendas online.