“Paraíba, Joia Rara” é hino popular paraibano
A Assembleia Legislativa da Paraíba resolveu denominar a música “Paraíba, Joia Rara”, de Ton Oliveira, como hino popular paraibano. Trata-se de uma composição que enaltece a cultura regional, além de se constituir como meio de expressão para falar de personagens e dos elementos históricos e turísticos do nosso Estado. Paraíba Joia Rara tenta representar em sua letra o sentimento, o orgulho e a sensação de pertencimento do lugar e do povo paraibano. Não é à toa que a música finaliza-se com um sonoro “Eu sou muito feliz, eu sou paraibano”.
A construção de Paraíba Joia Rara evoca personagens históricos, constrói sentidos de pertencimento e aborda a geografia e economia do lugar. Paraíba Jóia Rara”, do compositor campinense Ton Oliveira foi composta em 2011, durante uma viagem à cidade de Solânea. A letra da música destaca a beleza natural da região, mencionando o sol que nasce desinibido e a lua que exibe um céu estrelado com tanta beleza que até o algodão, produto típico do local, parece nascer colorido. Essas imagens poéticas ressaltam o orgulho pela terra e pela riqueza que a natureza oferece.
O segundo verso da canção faz referência à pré-história da região, onde realmente foram encontrados vestígios de dinossauros, e à cultura local, citando Jackson do Pandeiro, um dos grandes nomes da música nordestina. A música também faz alusão à bandeira da Paraíba, que carrega o lema ‘NEGO;, indicativo de força e resistência, e que é um símbolo de orgulho para o povo paraibano. À letra ainda menciona o ponto mais oriental do Brasil, localizado na Paraíba, e faz um jogo de palavras ao se referir ao signo de Áries (ariano) e ao poeta Augusto dos Anjos, que também era paraibano.
Por fim, a música é um hino de amor e pertencimento. Ton Oliveira expressa sua felicidade e satisfação em ser paraibano, chamando o lugar de ‘joia rara’. A canção é um convite para que as pessoas reconheçam e valorizem as riquezas culturais e naturais da Paraíba, além de ser um reflexo do sentimento de pertença e identidade cultural que muitos paraibanos compartilham.
Ante ao exposto, peço o apoio dos Nobres Pares desta Casa, para aprovação da presentepropositura.