“Desse e de outros carnavais”
Nesta quarta-feira (31), às 9h, o Centro Cultural São Francisco abre sua nova exposição *“Desse e de outros carnavais”*, com máscaras carnavalescas que integram o acervo de arte popular do museu e foram feitas com papietagem, uma técnica artesanal que utiliza papel cortado ou picado e cola.
A maioria das peças que estão na exposição foram coletadas e reunidas ainda nos anos 80 e, após serem expostas nas cidades de Paris e Brasília na mesma década, passaram a compor o acervo do Centro Cultural São Francisco. O objetivo da exposição é ressaltar a criatividade e qualidade usadas nas máscaras, que representam um importante símbolo no carnaval.
Jéssica Telles, museóloga do Centro Cultural São Francisco, conta que as máscaras são de diferentes lugares do país mas são feitas com a mesma técnica artística. “As máscaras carnavalescas que compõem esta coleção são provenientes de diferentes estados brasileiros porém, possuem em comum o fato de terem sido confeccionadas a partir da técnica da papietagem, método que consiste em usar tiras ou pedaços de papel umedecidos em uma solução de água com cola e então aplicado sobre a estrutura a ser criada”, afirma.
Quem passar pela exposição vai poder conferir máscaras usadas em bailes, festas de rua e também pelas tradicionais Ala Ursas paraibanas. A visitação é gratuita, mas ao se interessar pela visita paga, o visitante será acompanhado por um monitor e conhecerá mais sobre o acervo do Centro Cultural São Francisco e a história do lugar.
Serviço:
Exposição *Desse e de outros carnavais*
Local: Centro Cultural São Francisco
Visitação:
de terça a domingo das 9h às 16h (entrada até às 15h45)
aos domingos das 9h às 15h (entrada até às 14h45)
Entrada da visita guiada: R$ 15 (inteira) | R$ 7,50 (meia)
https://centroculturalsaofrancisco.negocio.site/