Primeiro ano
Em seu primeiro ano de funcionamento, o Espaço Arte Brasil, localizado no Liv Mall, em João Pessoa, comemora a conquista de ter realizado seu principal propósito: proporcionar mais visibilidade e proximidade do público com os artistas e democratizar a arte brasileira. Com obras de Abelardo da Hora, Fred Svendsen, Jonas Nogueira, Clóvis Júnior, Nenê Cavalcanti, Daniel da Hora, Sérgio Teófilo, entre outros, a loja, além de vender pinturas, esculturas, livros e peças de utilidade, também realizou exposições no hall do shopping gratuitas e abertas ao público. “No passado, enfrentei algumas experiências desafiadoras, como galerias que encerraram suas atividades devido às dificuldades na comercialização da arte. No entanto, tenho percebido uma mudança significativa nesse cenário desde a criação do Espaço Arte Brasil. Nós, artistas, sentimos uma profunda gratidão ao testemunhar como somos valorizados atualmente”, declarou Miguel dos Santos, um dos escultores mais importantes da região, destaque na última edição do Independent 20th Century, em Nova York.
Quem também celebrou o primeiro ano do Espaço Arte foi o CEO do Setai – Grupo GP, Andre Penazzi. O empresário é um entusiasta da arte e faz questão de ressaltar as obras brasileiras na concepção das construções de luxo do GP. “A iniciativa presenteia a cidade ao reconhecer talentos natos e dar voz a eles. Como investidor e cliente, nossos empreendimentos sempre contam com peças de arte em sua composição e temos muito orgulho da realização de toda a curadoria, do empenho e da atenção colocados nas peças. De fato, é um ano de muito sucesso!”, parabenizou o empresário.
Além da construção civil, o mercado da arquitetura também vibrou com a loja. A partir dela, ficou mais acessível o contato entre os profissionais e artistas, que podem compor os ambientes com mais personalidade. Para a arquiteta Ana Sybelle, responsável pelo projeto da loja, a novidade fez com que arquitetos conhecessem e se aproximassem das obras de arte. “O Espaço Arte é diferenciado, é um espaço de encontro, um ambiente democrático, em que o apreciador e o passante do shopping podem se deparar com a arte de forma rápida e acessível. O local fez com que os profissionais conhecessem as obras para inserir em seus projetos. É com alegria que comemoramos o primeiro ano desse presente para João Pessoa e todos estão de parabéns!”, disse.
Neste primeiro ano, o Espaço Arte Brasil também esteve presente em eventos de arte, arquitetura e decoração, como a Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco, Mostra Artefacto João Pessoa e CASACOR Paraíba. Além disso, promoveu talks entre artistas e profissionais desses segmentos, proporcionando um networking e troca de conhecimento entre eles.
Empreendedores e entusiastas – Os sócios do Espaço Arte, Fábio Bernardo e Rodrigo Vilar, também celebram a sensação de dever cumprido na missão de tornar artistas locais mais acessíveis ao público. “Eu sempre fui um entusiasta e consumidor de arte, desde muito cedo, e tinha a percepção de que muitos dos nossos artistas, que não deixam em nada a dever aos melhores do mundo, viviam quase que isolados em seus ateliês”, comentou Fábio Bernardo.
Para Fábio, a maior realização dos criadores é poder assistir a retomada dos olhares paraibanos para a arte. “O Espaço Arte veio para, com a nossa curadoria, trazer uma vitrine única, democrática e acessível para todos esses talentos já consagrados e também para revelar novos nomes”, analisou.
Já para Rodrigo Vilar, o grande desafio foi mostrar que a arte não se destina a um público específico, mas é feita para ser apreciada por todos. “Nosso objetivo sempre foi incentivar que a arte ocupe cada vez mais espaço nos lares da Paraíba”, relembrou.
Para ele, uma das grandes conquistas nesse primeiro ano foi estabelecer uma relação mais formal do artista com o mercado de arte local. “Temos artistas que são nomes fortíssimos nacional e internacionalmente, mas não estavam nos lares de João Pessoa, e conseguimos mudar isso. Além disso, também havia outro cenário bastante intrigante, nomes bastante conhecidos, mas nunca tinham tido uma exposição dedicada a eles, e nós abrimos essa porta”, destacou.
A loja fica no térreo do Liv Mall Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.