Digital e analógico na FINCC
Destinada a se tornar um dos principais impulsionadores do entretenimento global, movimentando a cifra de mais de R$ 200 bilhões em 2023, a indústria dos jogos eletrônicos segue em franca ascensão, segundo a Forbes. O tema terá uma programação de palestras, oficinas, mesas redondas e workshops na Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC), que acontece de 6 a 8 de outubro, em João Pessoa.
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de jogos no mundo, e a ascensão é liderada por jogos para celular, que já representam mais da metade do mercado global, conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Na programação da FINCC, serão abordados temas como introdução ao game design; arte conceitual de ambientes, estruturas e cenas; jornada de uma editora de jogos no Nordeste e oportunidades, e desafios no mercado atual. Os participantes também poderão conferir uma oficina pitch para game designers e o ambientes de jogos digitais na Paraíba.
Tabuleiro e mesa — Devido à pandemia, os jogos de tabuleiro dispararam no Brasil, com as vendas impulsionadas durante os lockdowns. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), em 2021 o faturamento do segmento foi de cerca de R$ 780 milhões em uma categorização que inclui também quebra-cabeças.
Para este segmento, a FINCC preparou momentos como a palestras sobre os desafios da inovação para a arte e o uso de jogos de mesa e de tabuleiro na educação e a Meeple a Meeple: a história do primeiro canal sobre jogos de tabuleiro do Nordeste. Também será abordado o desafio do mercado editorial de RPG e escrevendo para RPGs, bem como temas como pintura básica, pintura de pele, pintando Não Metalic Metal Silver (NMM Silver) e designers de jogos de mesa.
A FINCC é um evento que coloca em destaque os setores criativos, impulsionados por ideias e expressões criativas com o poder de transformar pessoas, lugares e economias. O evento é uma estratégia de acesso a mercados de diversos segmentos, incluindo artesanato, arte popular, artes visuais, audiovisual/cinema, design (gráfico, moda, interiores), música, gastronomia, teatro, circo, literatura, games, artes midiáticas, websites, arquitetura, moda, museus, comunicação, publicidade e startups digitais.
O evento ainda visa projetar e posicionar a cidade de João Pessoa como um polo de escoamento da produção criativa da Paraíba e do Nordeste brasileiro. Ela estimula a cooperação técnica entre as cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO e fortalece os laços de cooperação e intercâmbio, gerando mais trabalho e renda para artistas e produtores locais.
A FINCC acontecerá de 06 a 08 de outubro de 2023, na Praça de Eventos do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, das 16h às 21h. Contará com 100 estandes e estimativa de até 400 expositores, esperando receber cerca de 6.000 visitantes. Além da exposição e comercialização de produtos criativos, a FINCC 2023 terá uma programação diversificada, incluindo rodadas de negócios, palestras técnicas, casos de sucesso, mesas redondas, feira de produtos e serviços, desfiles de moda, shows musicais e o Fórum Internacional de Cidades Criativas.