Novo episódio do “Furacanizando”
Em inglês, a sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Novos estilos de consumo, bem como a adoção da consciência sobre o papel social e ambiental das empresas, fazem parte da pauta sustentável cada vez mais valorizada e, no episódio desta semana, “Furacanizando”, podcast da Be.Labs — primeira aceleradora de empresas exclusiva para mulheres do Nordeste — vai conversar com mulheres empreendedoras sobre como elas põem esses conceitos em prática.
O episódio, que está disponível nas plataformas de streaming e no Youtube, promoveu um bate-papo entre a fundadora da Be.Labs Marcela Fujiy e a executiva Marcela Porto, a empresária Andressa Gomes Luna e a rendeira, já furacanizada, Antonia Maria.
Como parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Incorporar os pilares do ESG na gestão dos negócios é um primeiro passo, mas, segundo Marcela, é preciso ir além e apoiar empresas, sobretudo negócios de impacto que resolvam questões como desigualdade social, empoderamento feminino e mudanças climáticas, entre outros. “A ideia hoje é não apenas ouvir narrativas, mas igualmente saber das nossas convidadas como elas imaginam que o mundo possa se tornar um lugar melhor para todas nós”, destaca.
As convidadas — Head de Comunicação e Marca da Suzano — uma das companhias mais inovadoras no universo corporativo, cuja atuação vai muito além da produção de papel e celulose — Marcela Porto também é integrante do conselho do Instituto Ecofuturo e da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Ela vai contar sobre sua trajetória de vida no mundo corporativo, se dedicando aos negócios e à maternidade de dois meninos.
Já Andressa Gomes, formada em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas, vai contar como viu sua paixão por abelhas, ainda na graduação, crescer e levá-la a se tornar uma criadora que hoje comercializa mel, própolis e outros produtos da colmeia por meio da marca “Polinizadoras”. Bem como pão de mel artesanal com a marca “Lila Mel”, conciliando com a maternidade de uma menina.
A pedagoga e rendeira Dona Antonia, é uma das mais de mil mulheres impactadas pelo Efeito Furacão da Be.Labs. Ela agarrou a oportunidade de crescimento profissional e começou a empreender utilizando a renda, que faz desde os 7 anos. A empreendedora vai contar sua experiência com a metodologia furacanizante.
ESG — O conceito não é exclusividade do mundo dos homens, mas um desafio para todos. A Suzano Holding cunhou a noção inovabilidade, que move os projetos e processos na Companhia, promovendo um misto de inovação e sustentabilidade. “A partir da Suzano Ventures, o foco nos ecossistemas de inovação será em startups e/ou empresas com tecnologias e aplicações que tenham no centro a biomassa celulósica. Soluções que fomentem o uso de embalagens celulósicas e iniciativas que acelerem a produtividade florestal, bem como captura, mensuração e gestão do sequestro de carbono, também são iniciativas importantes”, revela Marcela Porto.
Marcela também vai falar sobre sua experiência de 20 anos como gestora e liderança no mundo corporativo e de que forma isso pode ajudar a construir e facilitar a trajetória de outras mulheres, principalmente as empreendedoras.
Enquanto zootecnista e empreendedora, Andressa Gomes também acredita que pode dar sua contribuição às mulheres, principalmente nas áreas de pesquisa e produção, que são terrenos nos quais as mulheres encontram muitos obstáculos.
Para Dona Antônia a importância do coletivo, da comunidade e de estar com as mulheres para se fortalecer e mudar o mundo para melhor são pilares para o empreendedorismo feminino. Ela vai falar dessa parceria e como isso pode impactar a vida de outras mulheres.
A nova série do Furacanizando já tem novos episódios disponíveis nas plataformas de streaming e no YouTube https://youtube.com/channel/UCMNz-FD7vv0nJJiQybt5-Hw e https://open.spotify.com/show/0VuobBh2RuY47FtezDtdEZ?si=rEMwtqbrSWuL-Jo6F2WfHA. Para saber mais, o instagram é @be.labs e o site, https://belabs.org/. Contatos: todomundo@belabs.org e contato@belabs.org.