Polo Sebrae de Ecoturismo na RURALTUR
O Polo Sebrae de Ecoturismo é uma das presenças confirmadas na 18ª edição da Feira de Turismo – RURALTUR, que acontece em Bananeiras de 8 a 10 de setembro. O gestor, Telcio Prieto Barboza, destaca que a iniciativa faz parte de uma rede de soluções voltadas para temas específicos em todo o Brasil e a participação busca divulgar as atividades do polo e o portal lançado este ano. “A intenção não é falar de um destino turístico específico, mas sim da ferramenta e suas várias ações para os empreendedores e empresários do ecoturismo, assim como os próprios técnicos do Sebrae que pretendem atuar com projetos voltados para a área e pessoas estudiosas do tema e acadêmicos”, explica.
Localizado em Bonito, no MatoGrosso do Sul, o Polo Sebrae de Ecoturismo é uma ferramenta institucional que segue a mesma dinâmica de outras soluções desenvolvidas pelo Sebrae. “Candidatamos nosso Sebrae-MS na temática de ecoturismo porque atuamos num destino de referência desse assunto, que é Bonito-MS. Temos muitos casos exitosos do ecoturismo no Brasil — boa parte apresentada no site — e nesse momento inicial há cases de sucesso do Mato Grosso do Sul, tanto da região de Bonito, quanto do Pantanal”, conta.
Para Telcio, a participação na RURALTUR é importante porque, segundo ele, é no turismo rural que se desenvolve a maioria das atividades consideradas de ecoturismo. “São atividades na natureza e, no Brasil, elas estão nas propriedades rurais. A expectativa é que o Polo Sebrae de Ecoturismo seja conhecido e mostrado para esse público como ferramenta de informação sobre o tema e sobre as boas práticas, trilhas de conhecimento e outras soluções”, explica.