Prisão de Wagner Canhedo, ex-dono da VASP e cidadão paraibano, por sonegação
O empresário Wagner Canhedo, ex- dono da VASP e que possui o título de cidadão paraibano foi preso pela Polícia Civil, sábado (31/8) quando saía de casa, na QL 12 do Lago Sul, em Brasília, por sonegação de impostos, como divulgou a Agência Brasil. O mandado de prisão condenatória, por sonegação fiscal, foi cumprido por agentes do Distrito Federal a pedido da Justiça de Santa Catarina.
Segundo o delegado Sérgio Henrique de Araújo Moraes, que interinamente está no comando da Delegacia de Captura e Polícia Interestadual, Canhedo foi condenado a quatro anos, cinco meses e dez dias de prisão, pela segunda vara criminal de Florianópolis. O regime de prisão é semiaberto. Segundo o delegado, o empresário de 77 anos foi preso no início da manhã em casa, em Brasília. Inicialmente, ele ficará na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil, em cela comum, já que não possui diploma de ensino superior. Depois dos tramites da polícia catarinense, que ocorrerão na segunda-feira (2/9) o empresário deverá ser transferido para cela com outros presos no Centro de Progressão Penitenciária, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA),da Capital Federal.
Canhedo foi surpreendido pelos policiais quando saia da residência para efetuar o pagamento de funcionários de uma fazenda dele em Goiás, conforme disse em depoimento. O empresário afirmou também ter conhecimento do processo, por crime de ordem tributária, mas alegou estar surpreso com a prisão, que ocorreu sem resistência.
Ao delegado, ele contou que a sonegação de impostos é referente a dívidas da companhia Vasp, que teve falência decretada em setembro de 2008. .
Aqui na Paraíba, como no resto do Brasil, muitos funcionários da falida VASP ainda não receberam as indenizações devidas. Segundo a Justiça Canhedo deve mais de 1 bilhão e meio de reais em dívidas trabalhistas e muitos dos aviões da VASP estão se deteriorando em aeroportos como os do Recife, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
Wagner Canhedo era dono da Viação Aérea São Paulo (Vasp), que teve falência decretada pela Justiça paulista em 2008. Em junho deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a falência da Vasp, por considerar que não havia como continuar com o processo de recuperação judicial. Atualmente, a família Canhedo controla empresas de ônibus Viplan em Brasília. (Agencia Brasil).