Engenho Baixa Verde
Dando sequência ao roteiro gastronômico do projeto Prove Paraíba que fizemos com jornalistas e influenciadores de turismo com destino a Bananeiras e Serraria, hoje apresentamos o engenho Baixa Verde.
A iniciativa é da Cantaloupe @cantaloupebr de @marina_sa , em parceria com o Sebrae-PB @sebraepb São Bráz, Vinícola Aliança @vinicolaalianca , Condomínio Montelier @condominiomontelier , Officina Móveis @officinamoveis e PBTur @pbturgovpb .
No engenho Baixa Verde fomos muito bem recebidos e apreciamos a bela arquitetura do casario, construído em 1883 pelo então Sr. Joaquim Miranda de Melo e sua esposa Nazinha Espínola.
O belo projeto é um dos acervos arquitetônicos mais completos encontrados na arquitetura colonial rural do Nordeste. A arquitetura é imponente e guarda os seus aspectos originais como: Casa-grande; Capela; Casa de hóspedes; Senzala; Barracão; Terraço e depósito para secagem e armazenamento do café; Engenho com moenda, sala de fermentação e alambique para destilação da Cachaça Vila Real.
No local os turistas podem saber todas as histórias e curiosidades do engenho através de uma encenação com atores caracterizados com roupas da época.
Foi uma verdadeira volta ao passado onde as belezas do período colonial ficam evidenciadas em cada detalhe de sua construção com a presença das suas “eiras e beiras” e seus ricos detalhes esculpidos nas fachadas.
Confira as fotos da nossa visita.