Preservação das mobílias
Escolher os móveis para compor ambientes vai além do bom gosto. É importante ter um olhar técnico e avaliar a mobília ideal em cada cômodo, levando em consideração o custo benefício, a qualidade e os cuidados com a montagem para aumentar a vida útil das peças e oferecer segurança e conforto no local.
Para orientar na escolha certa dos móveis, Tatiana Barbosa, designer de interiores da Casa Brasileira João Pessoa, pontua cuidados necessários na composição de ambientes que possam ter contato com água, como banheiros, lavanderias, varandas e cozinhas. “Esses são alguns dos cômodos que mais precisam de atenção por serem geralmente abertos e, por isso, podem receber respingos de chuva ou água da torneira”, diz a especialista.
De acordo com Tatiana, há dicas para preservar e aumentar a durabilidade da mobília nesses ambientes. “Nos projetos de móveis planejados, em geral, são usados os materiais MDF e MDP, que são provenientes de madeiras de reflorestamento e, consequentemente, não podem ter contato direto com a água”, conta a designer.
Confira outras dicas da Casa Brasileira João Pessoa:
Evitar contato direto com a água – Ao desenvolver o projeto, é necessário um detalhamento técnico com cuidados relevantes na hora da montagem. “O recuo abaixo das bancadas de granito deve ser em média 1cm nas laterais e também na parte frontal para que seja evitado o contato direto da água com os materiais”, explica Tatiana.
Investir em móveis que não toquem o chão – Escolher produtos que tenham um distanciamento de 15cm do piso é importante para que seja evitado o contato com a água.