Novembro Azul
A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) aderiu, pelo oitavo ano consecutivo, ao movimento mundial “Novembro Azul” contra o câncer de próstata. Durante todo este mês, a fachada da sede do órgão, em João Pessoa, e da Subseção Judiciária de Campina Grande permanecerão totalmente iluminadas com a cor da campanha. Além disso, a JFPB apresentará dicas e orientações, nas redes sociais do órgão, com objetivo de alertar os homens sobre a necessidade do exame preventivo da doença.
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Porém, homens com mais de 45 anos devem fazer os exames uma vez por ano, e aqueles com casos progressivos na família devem procurar o urologista após os 40 anos.
A campanha Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, chamado Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro) – aproveitando a referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro.