Ar livre
Em sua estreia na CASACOR Minas, a designer e paisagista Carol Quinan trouxe para a Mostra um jardim que celebra o encontro das pessoas ao ar livre. O “Jardim do Encontro” retrata o conforto de uma sala de estar, permitindo a convivência junto à natureza com elegância e estilo.
Elaborado com mobiliário moderno, de madeira e estofado, o jardim proporciona momentos de lazer e entretenimento, com música ambiente e iluminação pontual acionados por bluetooth. O ombrelone, da Ozônio, protege o ambiente, porém sem fechá-lo, permitindo maior contemplação da natureza.
Os espaços carecem de maior presença orgânica e, por isso, Carol Quinan uniu o design à natureza, permitindo que o meio ambiente seja peça integrante – e fundamental – do dia a dia das pessoas. A barreira viva feita de jasmins, por exemplo, traz aconchego para a “sala” e é possível ver as plantas crescendo naturalmente. Para os dias frios, a lareira agrega maior aconchego e acolhe os moradores e seus convidados sentados em almofadas no chão ou ao redor da mesa redonda.
“O Jardim não é apenas contemplativo, ele faz parte dos ambientes da casa. Foi muito emocionante estar em contato com um projeto original de Burle Marx (os jardins do Palácio das Mangabeiras são de sua criação). Ver, in loco, todas as espécies que ele especificava foi bem especial. Eu até pensei em seguir a proposta dele, mas não foi possível, pois os tamanhos das espécies que ele especificava nem se encontram mais nos dias de hoje. Então, pensei em coisas que remetessem a ele”, explica Carol Quinan.
Além das plantas, a profissional revestiu o chão de casca de árvore e utilizou brita para a drenagem da água. Também, no piso, Carol usou placas cimentícias, que possuem uma proposta mais ecológica, pois geram muito menos resíduos e, ainda, são reutilizáveis.
Na mescla das cores, a paisagista utilizou tonalidades de preto, no balanço e no ombrelone e o bordô nos detalhes das almofadas, trazendo elegância e sofisticação ao ambiente.
A CASACOR Minas 2019 acontece até o dia 13 de outubro, no Palácio das Mangabeiras. De terça a sexta, de 15h às 22h. Sábado de 12h às 22h. Domingos e feriados de 12h às 19h.