Forró Daqui
Uma imersão no conhecimento de ritmos e também na história que está agregada a cada um deles. É isso que o evento ‘Forró Daqui’ vai trazer a partir da próxima sexta-feira (25) em João Pessoa. E uma parte importante da programação de aulas é voltada ao forró de palhoça, de gafieira e o despertar do brincante através do baião.
É das palhoças do Parque do Povo e da história do jeito de dançar do nordestino que veio a inspiração para uma parte da programação de aula desse evento. Os professores e também realizadores parceiros do Forró Daqui, Luiz Careca e Karen Cabeluda, são nascidos na Rainha da Borborema e estudam, desde a graduação em dança pela UFPB, essa vertente do Forró.
“A gente observou que o jeito é diferente de dançar. Às vezes, parecem ser os mesmos passos, mas o pé é chapado no chão. Tem mais o corpo do que o movimento”, explica Karen.
O professor Luís Careca revela que a origem disso pode estar na história do nordestino trabalhador que construía a própria casa e, depois de tanto esforço, fazia festas em comemoração na sala sem piso. “Era quando o arrasta pé ajudava a assentar o chão de barro. A dança tem os joelhos flexionados, eles carregam isso com menos esforço, muito molejo e até um certo humor do nordestino usado para distrair da dura rotina”, explica.