Dica de hoje: A Estátua da Liberdade!
Nova York é uma das cidades mais fotogênicas que eu já vi na vida! Ainda que a cidade seja linda de muitos ângulos é na água que você se lembra de um pequeno detalhe: Manhattan, a principal parte da cidade, é uma ilha! Uma ilha recheada e cercada de prédios e símbolos incríveis, como a Estátua da Liberdade!
Impossível deixar de ir nesse que é um dos maiores marcos da cidade. A Estátua da Liberdade é considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, e, desde 2007, é também considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Ela fica localizada em uma pequena ilha na entrada do porto de Nova York, a Liberty Island (ilha da Liberdade) e foi um presente do povo francês aos estadunidenses em comemoração ao centenário de sua Independência ocorrida em 1876. Uma batalha vencida pelos norte-americanos contra os Ingleses foi o motivo que levou os franceses a presentearem os Estados Unidos.
A estátua foi construída na França, pelo escultor Frederic-Auguste Bartholdi, em uma estrutura projetada por Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e Alexandre-Gustave Eiffel (o mesmo que projetou a Torre Eiffel). A inspiração para o rosto da mulher a ser representada na estátua teria vindo da mãe do escultor Frederic-Auguste Bartholdi. Símbolos da maçonaria (como a tocha e o livro na mão esquerda) foram incorporados no projeto de Frederic, o que sugere que o mesmo fosse maçom.
A estátua foi concluída em julho de 1884. Após ser desmontada em 350 peças, e embalada em 214 caixas, foi colocada a bordo da fragata francesa Isere, que a transportou até os Estados Unidos. Chegou a Nova York um ano depois, em 1885. Em abril de 1886, a construção do pedestal, projeto do americano Richard Morris Hunt, foi concluída. A estátua levou 4 meses para ser montada, já em seu pedestal. A Estátua da Liberdade foi inaugurada pelo então presidente norte-americano Grover Cleveland, no dia 28 de outubro de 1886.
Para ir na Estátua da Liberdade é necessário pegar a balsa da Statue Cruises, a única empresa que leva até lá. Os barcos saem da parte baixa de Manhattan, em Battery Park. Como cheguei um pouco atrasado, a última balsa do dia já havia saído, o jeito foi pegar na estação Staten Island Ferry a balsa gratuita que passa bem próximo a Estátua.As embarcações saem todos os dias (menos segunda de manhã), de 30 em 30 ou de 20 em 20 minutos no final da tarde. O passeio é lindo e da pra ver a estátua, mesmo que de longe. Mesmo assim valeu!