Comitiva da República Dominicana avalia positivamente estrutura da JFPB
A Comitiva da República Dominicana, que visitou o edifício-sede da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), nesta segunda-feira (17), avaliou positivamente a estrutura do prédio quanto às questões de acessibilidade e ao acesso às decisões judiciais, através de recursos facilitadores para as pessoas com deficiência. A visita faz parte do acordo de Cooperação Internacional entre a República Dominicana e o Brasil possibilitando a troca de experiências e apresentação de boas práticas realizadas no Estado brasileiro, que sejam capazes de inspirar e servir de modelo ao país da América Central.
Visitaram a JFPB, a diretora da unidade de direitos humanos da Procuradoria Geral da República Dominicana, Danissa Cruz; a consultora jurídica do Consejo Nacional de Discapacidad (CONADIS), Yolanda Gonzáles; e Silvia Elizabeth Almonte, também do CONADIS. Elas foram recepcionadas pelo diretor do Foro, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, e pela juíza Adriana Carneiro da Cunha Monteiro Nóbrega.
Na ocasião, os magistrados apresentaram à Comitiva ações que mostram como as edificações da JFPB atendem aos critérios de acessibilidade e as formas de acesso às informações e à Justiça através do “VLibras” (sistema para tradução de textos do site institucional para a língua brasileira de sinais) no Portal do órgão, bem como através da ferramenta “PJe Acessibilidade”, que auxilia pessoas com deficiência, por exemplo, na consulta, na digitalização e no envio de peças processuais e documentos.
A visita marca a semana em que é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09).