Em São Paulo
Quem circula nas imediações do metrô Paulista, na Consolação, em São Paulo, conta agora com uma obra do Eduardo Kobra. A convite do Bradesco, o artista acaba de entregar um painel grafitado no inovaBra habitat, espaço de co-inovação do banco na Capital paulista. Com 7,22 metros de altura e 27,13 metros de comprimento, o mural faz parte da série “Etnias, união dos povos e paz”, que tem a intenção de valorizar as diferenças étnicas e culturais existentes no Brasil. “Em nossa visão, quem faz a inovação são as pessoas e quanto mais diversidade, maior a riqueza da troca entre todos. A arte do Kobra está completamente alinhada com o propósito do inovaBra habitat de colaboração para a inovação, uma alquimia que faz emergir o novo”, pontua Mauricio Minas, vice-presidente do Bradesco.
A ilustração contemporânea do artista traz como protagonistas do mural pessoas comuns, trabalhadores que contribuem para o crescimento do País. A intenção foi retratar aqueles que estão nos bastidores e que representam muitos. “Mais do que a representação clara e direta da essência do prédio é, também, uma homenagem aos brasileiros”, acrescenta o executivo.
Um ponto forte na obra é a presença marcante dos traços e detalhes nas faces dos personagens. Além das cores vivas e das formas geométricas muito bem distribuídas, uma linha reta traz simetria no olhar de cada um deles, representando o foco e visão de cada um. Para a realização do painel, Kobra contou com o apoio de dois colaboradores, que juntos trabalharam oito horas diárias por cerca de três semanas a fim de terminar o projeto.
No hall de entrada do inovaBra habitat, há ainda outra obra de Kobra, um painel de 14,5 X 4,5 metros, que retrata personagens como Lina Bo Bardi, Santos Dumont, Oswaldo Cruz, Tarsila do Amaral e Grande Otelo, ícones de inovação e criatividade em suas áreas. Segundo o muralista, a conexão entre os dois painéis é justamente mesclar brasileiros ilustres com brasileiros comuns, mas todos com a mesma importância e representando as raças, a criatividade e os trabalhadores do Brasil.