Comenda Cultural
O artista plástico e escritor Célio Furtado foi homenageado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com a Comenda Cultural Ariano Suassuna, na tarde da última quinta-feira (17), no plenário Fernando Paulo Carrilho Milanez, no anexo da Casa. A sessão solene e a homenagem foram propostas pelo vereador Damásio Franca (PP).
A solenidade foi prestigiada por personalidades como o ex-prefeito de capital paraibana, Chico Franca, pai do propositor da solenidade; a vereadora de Cuité, cidade natal do artista, Isis Rafaela; a diretora de Artes Plásticas da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Michele Almeida; além de familiares, amigos e colaboradores do homenageado.
Em seu discurso de justificativa, o vereador Damásio Franca fez uma breve explanação sobre a trajetória de vida do homenageado. Desde seus problemas de saúde, que deixaram-no tetraplégico, e que o levaram a viver com seu tio, figura que o inspirou nas artes plásticas, até suas realizações profissionais, tais como a produção de suas telas e a publicação do livro ‘A Outra Margem do Rio’. “Célio Furtado é um exemplo de superação e perseverança que merece todas as homenagens. Parabéns Célio Furtado”.
A vereadora de Cuité falou do orgulho de ter um conterrâneo recebendo a Comenda Ariano Suassuna, outorgada pela Câmara de João Pessoa a personalidades que se destacaram na área cultural (teatro, música, dança, literatura, cinema, artesanato, artes plásticas), e caracterizou o trabalho do artista como excepcional.
Célio Furtado contou causos peculiares de sua vida familiar e profissional, destacando o bom humor ao enfrentar as circunstâncias vividas em sua trajetória. “É uma alegria muito grande para mim estar recebendo esta homenagem. Mais uma etapa que vamos construindo. Obrigado a todos pela presença. Estou muito feliz”, discursou.
Durante a solenidade, foram exibidos vídeos com imagens do cotidiano e das telas pintadas pelo agraciado. A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, marcaram a solenidade com a execução do Hino Nacional e das canções ‘Conquistando o Impossível’ e ‘Cidade Jardim’.