Conciliação e Mediação
A parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Iesp Faculdades vai ofertar ao jurisdicionado da Comarca da Capital o ‘Centro de Conciliação e Mediação Zona Norte’, que será inaugurado na próxima sexta-feira (06), no Bairro de Tambaú. O Projeto de Criação e Instalação do Centro foi apresentado pelo coordenador do Curso de Direto da instituição de ensino, professor José Carlos Ferreira da Luz, e pelo diretor adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Bruno Azevedo, em um recente evento, na Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba.
De acordo com o Projeto, a instalação do Centro visa atender um expressivo contingente populacional, presente nos bairros da Zona Norte da Capital. Busca, também, promover o equilíbrio na oferta dos serviços jurisdicionais na cidade, tendo em vista que o TJPB já se faz presente na Zona Sul de João Pessoa.
De acordo com o professor José Carlos Ferreira da Luz, a ideia de instalar o Centro surgiu a partir da “evidência do distanciamento entre a população da Zona Norte e dos órgãos públicos, em particular da Justiça, que se concentram na área central da cidade”.
Já o diretor adjunto do Nupemec, juiz Bruno Azevedo (foto), disse que o novo Centro, dessa vez proposto pelo Iesp, dentro da parceria existente com o Poder Judiciário, “vai ao encontro da cultura de paz defendida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, em observância às diretrizes do CNJ”.