Sibelius Donato em João Pessoa
Sibélius Donato Tenório, nasceu m Campina Grande, em 1973, de parto prematuro, com seis meses e meio. Aos três anos de idade não falava, nem andava, locomovia-se, arrastando-se de costas. E foi aos 4 anos de idade, que Sibélius escolheu o silêncio da madrugada para sentar no piano do seu pai e tocar Assum Preto de Luiz Gonzaga e a sinfonia nº40 de Mozart.
Compôs sua primeira música aos 5 anos de idade, intitulada Crianças Encantadas. Aos sete anos de idade sua mãe o matriculou no conservatório de música em Belém do Pará, com um mês de aula os professores pediram-lhe que o levassem para casa, pois não tinha mais o que aprender, já sabia tudo.
Aos doze anos de idade apresentou seu primeiro recital em Maceió, e com a mesma idade apresentou-se no programa Fantástico da Rede Globo, no quadro meninos prodígios do mundo, onde teve seu nome junto a Pelé, Charles Chaplin, entre outros. Foi entrevistado por Jô Soares, que na ocasião ficou encantado.
Autor de mais de 1000 ( mil) composições, com cinco CDS lançados, Sibélius é possuidor de uma rara genialidade musical. Músico autodidata, executa clássicos famosos com perfeição. Suas composições lembram a beleza, a harmonia, o valor musical e inteireza das obras dos grandes gênios da música universal. Seu cérebro funciona como um computador, pois uma música uma vez tocada, já passa a fazer parte do seu reportório. Suas mãos visilvelmente “frágeis” deixam em todos a impressão de que flutuam nos teclados, com agilidade e uma precisão impressionante. Sua música, forte e suave, envolvente, desperta nos ouvintes uma grande emoção.
Temos a impressão que as células de Sibèlius têm a forma de notas musicais, que fluem do seu ser, ele já nasceu sabendo. Tem por marca um largo e generoso sorriso, caraterísticas dos gênios, na certeza humilde de quem sabe. Seu olhar translúcido, revela toda beleza e pureza incontestável de uma criança. Entre dedos de veludo desnuda nossa alma profundamente, levando-nos ao transcendental, ao inexplicável, a simbiose com o Deus da música, da harmonia, do amor, a arte Divina, em sua mais pura expressão.
Eis aqui um gênio paraibano da música, um ser iluminado, que aqui está para transbordar o amor na sua “forma” mais plena, através da música.
Você, sinta-se um privilegiado, em ter esta oportunidade de estar tão próximo a um gênio, que um dia será tão conhecido como Bach, Mozart, Vivaldi, etc. Assim são os gênios, estão sempre a frente do seu tempo. Que o som da paz e do amor seja o concerto da sua vida!