Campina 153
As paisagens, os ícones, as belezas naturais e arquitetônicas da Rainha da Borborema estarão presentes na exposição fotográfica “Campina 153”, do jornalista e fotógrafo Jorge Barbosa. Trata-se de uma homenagem ao aniversário de 153 anos de emancipação da cidade de Campina Grande. A mostra será aberta no próximo dia 06 de outubro e ficará em cartaz até o dia 05 de novembro, no Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC).
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, a exposição “Campina 153” está inserida nas comemorações oficiais do aniversário da cidade. A mostra também integra a programação de aniversário de 50 anos do Museu de Artes Assis Chateaubriand, também comemorado no mês de outubro.
“Como fotojornalista e amante da fotografia de natureza, além de um apaixonado pela cidade de Campina Grande, essa exposição foi a forma que encontrei para homenagear minha cidade”, comentou o fotógrafo, ao explicar os motivos que incentivaram o projeto. “A mostra será composta de um conjunto de 25 fotografias. Dentro dessa delimitação, procurei explorar os mais variados aspectos da cidade no tocante ao conteúdo paisagístico, suas belezas naturais, arquitetônicas, seus símbolos, monumentos e um pouco da cultura local”.
O jornalista Marcos Alfredo, que assina o texto de apresentação da exposição “Campina 153”, destaca que sob as lentes de Jorge Barbosa, Campina Grande se redescobre. “Com sua experiência de fotojornalismo e seu espírito aventureiro, que o levou a várias partes do mundo, Jorge se universaliza nas fotos de sua aldeia local. E quando Campina Grande é seu tema, sua sagacidade profissional eleva a cidade a patamares de grandes metrópoles”, escreveu.
Natural de Campina Grande e formado em jornalismo pela UEPB, Jorge Barbosa acumula 17 anos de dedicação à fotografia e ao fotojornalismo. No ano de 2014 venceu em primeiro lugar o concurso de fotografia de natureza “Essex Parks Photography Contest”, promovido pelo estado de Nova Jersey. Além dos Estados Unidos, desenvolveu projetos de fotografia documental na Austrália e alguns países da América do Sul. Já participou de exposições coletivas e “Campina 153” será sua primeira mostra individual.