A Sala de Concreto
Ser autoral. Este é um dos desejos das pessoas na contemporaneidade, a possibilidade de expressão por meio das escolhas, das vestes, do gesto, da funcionalidade do corpo concretizada no lar. O jeito de morar da atualidade ganha leitura dos profissionais Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr, do CASAdesign Interiores, na Sala de Concreto, em exposição na CASACOR Balneário Camboriú (SC). O evento segue até o dia 25 de junho, no Edifício Marina Beach Tower.
“Solto, leve, singular, prático e sem amarração. Ninguém quer perder mais tempo, viver no automático. As pessoas querem curtir seus lares, ouvir música, ler um livro e receber amigos. Ter autonomia, um momento para si dentro de casa, aconchego em boa companhia e natureza por perto“, resumem os profissionais.
A Sala de Concreto
O espaço original?, antes de ser ocupado pela dupla, lembrava uma caixa de concreto, localizado num canto do ?prédio que abriga a mostra?. ?Considerado pelos profissionais o lugar perfeito para intervir com boas ideias? e explorar a vibe de casa?. ??As superfícies brutas foram ??apenas ??suavizadas ?- lixadas – ?e harmonizadas com materiais ?atemporais, mais sofisticados. “Adoramos o refinado com o ?conceto, dá equilíbrio, uma cara urbana”, explicam.
A área de 127m2 virou um amplo living com ambientes acoplados?,? o estar com a cozinha. “Temos na cozinha uma bancada central? de silestone, onde podemos sentar ?em ambos os lados? à mesa?, jogar conversa fora?, um hábito comum dos brasileiros?. ?O ambiente equipado também converte numa área de bar e degustação. Priorizamos uma certa privacidade entre os espaços, sem perder a ligação entre eles, delimitada apenas pela escolha d?os elementos e da geometria”.
A madeira natural aquece a presença dura do concreto? e do porcelanato que cobre o piso?, ?e ?envolve as paredes da sala e da cozinha. Nesta área também tem função de camuflar armários e é acentuada pelo mobiliário metalizado da Bontempo. “O móvel personalizado na cozinha tem desenho limpo e está alinhado com os eletrodomésticos. Para dar uma quebra na unidade injetamos cor, um azul bic brilho, no módulo do canto do móvel”, comenta Moacir.
A luz natural ganha passagem através das aberturas criadas no ambiente pelos profissionais, revelando o ciclo e frescor do dia. “Temos uma janela frontal, bem em frente à floreira, ao lado da sala de jantar. Outra voltada para a parede verde nos fundos da sala. E um rasgo que ilumina a cozinha”, complementa Salvio.
Na sala o conforto para relaxar e também receber está nas escolhas das peças. Como o sofá com shape minimalista da italiana Natuzzi, com assinatura dos arquitetos Manzoni e Tapinassi, sinaliza que ali é lugar para ficar horas. Combinado ao traço do design nacional com destaque para a poltrona Almicar, uma homenagem ao escultor e artista plástico Almicar de Castro pelo estúdio Mula Preta.
E mais outros nomes do portfólio nacional – Sergio Fahrer, Jader Almeida, Marcelo Ligieri – que pontuam e complementam a proposta espacial e visual da sala. Obras de arte, em especial a da artista catarinense Fabiana Langaro Loos, e objetos decorativos arrematam o mood proposto pelos Juniors, como são conhecidos e reconhecidos no circuito do décor. A criatividade e originalidade sempre ?são marcantes.