Simpósio Internacional de Lazer e Qualidade de Vida
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Rede Paraíba em Movimento (RPM), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), realiza o “Simpósio Internacional de Lazer e Qualidade de Vida (SILAQ)” nos dias 04 e 05 de maio, no Campus I da instituição, em João Pessoa. O Simpósio reunirá professores, pesquisadores, profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação nas diversas áreas, e contará com a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais. A jornalista Messina Palmeira, presidente da Abrajet PB – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba, foi convidada para falar sobre o projeto Limpa Praia, que tem como objetivo alertar a população e turistas para a necessidade de não se jogar lixo nas praias.
“A Abrajet, que tem como missão divulgar e repercutir o turismo paraibano, além de cobrar ações que beneficiem o turismo em todo o Estado da Paraíba, acredita que é imperativo se ter uma política ambiental que valorize o turismo sustentável”, afirma Messina. A palestra da presidente da Abrajet PB, “Proposta de Turismo Sustentável nas praias de João Pessoa” que acontece dia 05 de maio, a partir das 16h30, fará parte de uma rede formada por quatro palestras: “Boas práticas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer: o caso do Programa Esporte e Lazer na Cidade”, com Helder Isayama, da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG; “Lazer e Qualidade de Vida em João Pessoa/PB”, com a gestora do Sebrae PB Regina Amorim, “ Rede Paraíba em Movimento: lazer, esporte, turismo e cultura no desenvolvimento territorial” com Dilma Brasileiro, da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
O Simpósio, que terá como tema geral “Esporte, Turismo e Cultura no Desenvolvimento Territorial”, é destinado aos gestores públicos, profissionais e estudantes com atuação e estudos desenvolvidos nas respectivas áreas. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 28 deste mês (AQUI).
O objetivo do SILAQ é proporcionar o intercâmbio entre acadêmicos, profissionais e as instituições (públicas e privadas) interessadas em aprofundar seus conhecimentos nas práticas físico-esportivas, no turismo e na cultura, dentro do contexto da qualidade de vida e do desenvolvimento territorial. Ainda durante o evento, será criada a REDLATINUS, um espaço destinado ao intercâmbio internacional de conhecimentos, experiências e de intervenções nas áreas do lazer, nas práticas físico/esportivas, no turismo e na cultura, por meio da construção de uma pesquisa internacional sobre “Qualidade de Vida nos Territórios Turísticos”.
Fonte:Assessoria UFPB e AbrajetPB