1° Pega o Beco Malagrida acontecerá dia 5 de agosto em João Pessoa
Gabriel Malagrida foi um padre jesuíta italiano que veio como missionário para o Brasil, tendo vivido no Maranhão, Pernambuco e veio à Paraíba no período de 1741 a 1745 .
Ao retornar à Portugal, era o período do Marques de Pombal, que expulsou os jesuítas e ainda acusou Malagrida de herege para a Santa Inquisição. O Padre foi queimado vivo na fogueira na Praça do Rossio em Lisboa.
Padre Gabriel Malagrida
Em João Pessoa existe um beco com escadaria no Centro Histórico em homenagem ao Padre Gabriel Malagrida e exatamente neste local, o Coletivo Cajueiro, o Bloco Anjo Azul e o Deriva – Laboratório Errante, estarão organizando nesta sexta feira, 5 de agosto, às 14 horas, o 1° Pega o Beco Malagrida!
Escadaria do Beco do Malagrida (Foto:Divulgação)
O evento consistirá em duas etapas. A realização de uma intervenção artística com a pintura da escadaria, O FAZER.
E o CELEBRAR com muitas bebidinhas e discotecagem de Domênica Pinto Lebrar.
Ednamay Cirilo, do Anjo Azul (Foto: Rodolfo Athayde)
A iniciativa tem à frente a promoter e dirigente do bloco carnavalesco e Ong Anjo Azul, Ednamay Cirilo que acredita na apropriação do espaço como fortalecimento da identidade do beco.
Segundo May, `é através da participação da comunidade na intervenção, que será possível trazer mais visibilidade para o local e incentivar mais o seu uso, como também dos outros espaços públicos do Centro Histórico de João Pessoa`.