REPORTAGEM FOTOGRÁFICA: MERCADOS DE NATAL NA ALEMANHA- UM MUNDO DE SONS E SABORES
MERCADOS DE NATAL NA ALEMANHA- UM MUNDO DE SONS E SABORES
TEXTO E FOTOS: ROGÉRIO ALMEIDA
APOIO: STUTTGART-TOURIST
A Alemanha tem a tradição de realizar todos os anos em mais de 150 cidades os mercados de Natal. E tive o privilégio na semana que antecedeu o Natal ir conhecer `in loco` este mundo de sons e sabores.
Mercado de Natal em Stuttgart (Foto: Rogério Almeida)
A primeira cidade visitada foi Stuttgart. Aqui o Mercado de Natal remonta há mais de 300 anos. Mais de 3, 5 milhões de pessoas de todos os cantos do mundo procuram o verdadeiro espírito do Natal nessa cidade que é capital do Estado de Baden Wurttemberg e que possui o mesmo número de habitantes da capital paraibana, João Pessoa.
Só que aqui tem metrô e transporte público que funciona no horário e o que mais me chamou a atenção foi um vinhedo na montanha em pleno centro da cidade, lembrando a todos que a cidade começou com a agricultura e ainda hoje depende dela com a produção dos melhores vinhos brancos do mundo.
Os mercados de Natal de Stuttgart se realizam de 25 de novembro a 23 de dezembro e as barracas se concentram no centro da cidade na chamada Karlsplatz.
Mundo Mercedes Benz em Stuttgart (Foto: Rogério Almeida)
Stuttgart também é conhecida como a capital do automóvel, pois aqui estão as fábricas da Porsche e o famoso Mundo da Mercedes- Benz (foto).
Nas tendas iluminadas há séculos se vendem os mais cobiçados enfeites de Natal.
O frio é intenso mas imediatamente me recomendam tomar um vinho quente ou quentão (glühwein), numa caneca que guardo como recomendação e que custa 3 euros (14 reais).
Existe ainda o Kinderpunsch, a versão infantil do vinho quente sem álcool e ideal para espantar o frio.
Mercados de Natal e o prédio iluminado da Prefeitura de Stuttgart (Foto: Rogério Almeida)
O primeiro mercado de Natal foi realizado aqui em 1692 e ainda hoje existe uma grande disputa para saber qual a mais bela e enfeitada barraca.
Nas tendas se encontra de tudo, desde miniaturas em caixa de fósforo representando figuras como profissionais da cidade até especialidades dos países escandinavos. E irresistível mesmo é não comprar as velas e souvenirs que encantam ao público de todas as idades.
velas e souvenirs nos mercados de Natal de Stuttagar (Foto: Rogério Almeida)
O prédio da Prefeitura de Stuttgart com sua imensa torre se transforma num gigante calendário do Advento. Cada dia do mês de dezembro uma janela é aberta com a data revelando o brasão de um dos 23 bairros da cidade.
Todas as noites são realizados concertos de Natal e tive o privilégio de ir conferir uma vigília na Igreja católica da rua principal de Stuttgart.
Um urso no telhado só mesmo no Mercado de Natal de Stuttagart (Foto: Rogério Almeida)
Os mercados são abertos diariamente das 10 da manhã às 9 da noite e aos sábados das 11 ás 21 horas.
Em Stuttgart existe ainda uma pista de patinação não muito larga e bem comprida, ideal para andar de patins.
Decoração das barracas dos mercados de Natal de Stuttgart (Foto: Rogério Almeida)
Passeando entre as mais de 280 barracas sinto no ar o aroma de canela e baunilha, de diversos tipos de salsicha (wurst) e as suas diferentes formas de preparo e vinho quente, enquanto as músicas natalinas invadem as ruas e as praças.
Papai Noel e o marketing das grandes empresas nos mercados de Natal de Sttugart (Foto: Rogério Almeida)
O marketing e a propaganda das grandes empresas são divulgadas nos mercados de Natal de Stuttgart. Lá adiante se vê um carrossel nostálgico e todo iluminado.
Outra novidade é que neste Natal estava na moda os objetos feitos manualmente, quer seja em madeira, tecido ou metal.
Mercado de Natal diante da Igreja Barroca de Ludwigsburg
Depois de Stuttgart fui conferir no dia seguinte os mercados de Natal de Ludwigsburg. Com seu imenso palácio barroco foi a cidade que me chamou a atenção com seus arcos iluminados com figuras imensas de anjos e 175 tendas natalinas.
Frederico I, o antigo rei de Wurtemberg e dono do castelo de Ludwigsburg costumava marchar com sua corte ao longo das barracas brilhantes do mercado de Natal da cidade.
Mercado medieval de Natal em Esslingen (Foto: Rogério Almeida)
Esslingen foi a última cidade visitada na Alemanha foi Esslingen. Na minha opinião a mais bela cidade medieval da Alemanha e permanece hoje como era há mais de 600 anos.
A cidade ainda preserva a sua muralha medieval e foi uma das poucas Alemanha que não foi totalmente destruída durante a II Guerra Mundial. Além do Mercado de Natal, Esslingen possui também o Mercado Medieval, com os habitantes se vestindo com roupas de época. Um dos destaques é a realização da procissão de tochas em direção a Catedral de São Paulo em cujo adro são realizados os concertos de Natal.
Outro destaque é a curiosa árvore de Natal que gira ao redor do próprio eixo e que só encontrei aqui na Alemanha.
Esslingen sem sombra de dúvidas pode ser considerada a cidade medieval com o mais popular mercado de Natal. E os Mercados de Natal aqui tornam-se num dos mais belos de toda a Europa. Maiores informações: www.esslingen.de
Aromas deliciosos, sons natalinos e delícias culinárias esta é a imagem que fica dos mercados de natal na Alemanha, uma festa para todos.
SERVIÇO:
STUTTGART
Recomendo comprar o StuttCard Plus que dá direito a uso dos transportes públicos e entradas grátis em museus e descontos em restaurantes.
Steigenberger Graf Zeppelin Hotel
Onde Ficar: Steigenberger Graf Zeppelin Hotel, bem defronte à estação de trens de Stuttgart e que homenageia o Zeppelin, que foi construído nesta cidade e chegou a sobrevoar a cidade do Recife. Localizado na Arnulf Klett Platz 7. (www.stuttgart.steigenberger.de)
Onde Comer: Restaurante “Kachelofen” ambiente acolhedor e cozinha caseira típica da Suábia. Na Eberhardstr. 10. Recomendo também comer nos mercados de natal.
Restaurante Kachelofen em Stuttgart
Para quem não deseja perder a melhor cerveja do mundo, recomendo ir ao Carl’s Brauhaus, na Stauffenbergstraße 1, bem no centro de Stuttgart.
Carl’s Brauhaus em Stuttagart
Para uma comida mais sofisticada a sugestão é o restaurante Ratskeller, na Marktplatz 1, com cozinha internacional e da região da Suábia, a qual pertence Stuttgart.
Informações turísticas:
Tourist Information Flughafen Stuttgart-
Terminal 3, Ebene 2, 70269 Stuttgart. Alemanha
www.stuttgart-tourist.de /Stuttgart