Caminhos do Frio
A programação cultural do Caminhos do Frio 2016 será incrementada com o lançamento da Rota Gastronômica do Brejo, que irá apresentar a riqueza da gastronomia regional das cidades que integram o mais importante evento do inverno paraibano. A programação do Caminhos do Frio foi apresentada nesta terça-feira (14), na PBTur, em João Pessoa. O evento tem início no dia 4 de julho e vai percorrer, até o dia 4 de setembro, nove municípios do brejo paraibano: Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande. .
A Rota Gastronômica do Brejo reúne sete cidades. Destas, seis, com exceção de Guarabira, participam do Caminhos do Frio. Ao longo do mês de maio, o Sebrae Paraíba promoveu consultorias e capacitações em 30 empreendimentos destes municípios. De acordo com o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, o Sebrae, como parceiro do Caminhos do Frio, tem a proposta de incentivar o empreendedorismo com os diversos atores que compõem a rota cultural.
“É essencial estimular o desenvolvimento para enfrentarmos momentos de crise como o que estamos vivenciando. O papel do Sebrae é preparar e fortalecer os pequenos negócios, para eles contribuam para o desenvolvimento social e econômico local e do país. O Caminhos do Frio é uma das ações que o Sebrae acredita como fundamental para a geração de negócios no Brejo paraibano”, destacou o superintendente.
A gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, disse que o evento é uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre a cultura local nos mais diversos âmbitos. “A Paraíba é rica em cultura e a gastronomia é parte dessa nossa riqueza. Além de movimentar a economia, a gastronomia alimenta nossa memória afetiva, principalmente nos festejos juninos. As comidas típicas a base de milho, as bebidas quentes, como as famosas cachaças de Areia. Isso tudo faz parte da experiência do nosso inverno nordestino e precisa ser divulgada para os visitantes. O Sebrae orientou e realizou capacitações nos estabelecimentos locais, que estarão preparados para atender os turistas”, pontuou Regina Amorim.
Outro destaque da programação é o “Serenateando”, serenata que vai percorrer as ruas da cidade de Bananeiras, com paradas nos restaurantes que estão apoiando a programação cultural A gestora de turismo do Sebrae reforça que o evento já faz parte do calendário turístico da região. “O evento tem forte aceitação, tanto da comunidade local como dos turistas. Há um forte sentimento de pertença, de que o Caminhos do Frio é parte daquela região”, disse Regina Amorim.