Porto de Galinhas se prepara para a 1ª edição do Destination Brazil Travel Mart
Hotel Armação que irá sediar a 1a edição do Destination Brazil Travel (Foto: Divulgação)
A Pesquisa do Turismo Receptivo realizada pela Empetur nas praias de Ipojuca em 2015 apontou que 9,19% dos turistas são estrangeiros com origem principalmente da Argentina (51,21%), Estados Unidos (6,36%), Portugal (6,36%) e Espanha (5,76%). O valor médio do pacote de viagem foi de R$ 3.103,70 e o gasto médio individual diário foi de R$ 218,43, enquanto o do estrangeiro é de foi de R$ 255,22. Para 2016, a perspectiva é chegar a 20% até o final do ano.
Só nos meses de janeiro e fevereiro, o Estado recebeu 1.283.587 no fluxo global de turistas, dos quais aproximadamente 163 mil foram para Ipojuca. O principal motivo da viagem é passeio (97,87%), tendo como fator decisório sol e praia (96,86%). A permanência média nestes dois meses em Pernambuco foi de 7,22 dias com destaque para os estrangeiros que passaram 9,28 dias. A avaliação geral de Ipojuca ficou entre ótimo e bom (98,35%). Além disso, 99,45% recomendaria o destino a outras pessoas e 96,69% tem intenção de voltar. Outro indicador do crescimento do turismo estrangeiro foi o aumento na vinda de argentinos para o Estado. Eles representaram 79,27% nos dois primeiros meses do ano dentre os visitantes com residência fora do Brasil. O fluxo global de turistas teve 80,61% nacionais e 19,39% do exterior.
Por tudo isso, o Destination Brazil se configura como uma oportunidade única para o Nordeste. O Estado receberá 200 buyers de cerca de 20 países e 120 suppliers de toda a região. Além disso, a expectativa é de que as rodadas de negócios atraiam aproximadamente 500 visitantes. A estimativa da organização do evento é de um retorno financeiro de R$ 200 milhões em negócios. Até o momento, 50% dos estandes já estão reservados.
A primeira edição do Destination Brazil já nasce consagrada por trazer um conceito diferenciado de investir na capacitação de toda a cadeia produtiva do turismo. Isso porque serão realizadas aulas interativas sobre os principais destinos do Nordeste. Entre os tópicos apresentados, roteiros sobre cultura, ecoturismo, gastronomia, mercado de luxo, negócios, turismo religioso, roteiros de sol e mar e LGBT.
secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras e Ana Paula Vilaça
Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o Estado assumiu a missão de sediar a primeira edição do evento para estimular toda a região a trabalhar unida em prol do desenvolvimento do setor. “Pernambuco está liderando o processo de lançar e consolidar um evento internacional focado no mercado profissional de turismo. Nossa meta é trabalhar todo o potencial turístico nordestino aproveitando essa grande oportunidade trazida com a alta do dólar que é a de promover roteiros para viagens curtas dentro da própria região”, analisa.
Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau
Para o presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Otaviano Maroja, o Destination Brazil é também a oportunidade para estimular o mercado internacional. “Será o evento mais importante do turismo no Nordeste, sendo uma peça fundamental e extremamente oportuna em função da possibilidade real de trazer estrangeiros com o câmbio favorável”, afirma Maroja.
O evento acontecerá no Convention Center do Hotel Armação. Haverá um ambiente de convivência do Ministério do Turismo com estandes dos nove estados e ainda um espaço exclusivo para a realização das rodadas de negócios. “Ao realizar a primeira edição do Destination Brazil, Pernambuco toma para si o protagonismo necessário para reinventar estratégias de sucesso para o turismo regional. Mais do que nunca é importante o entrosamento entre os Estados para a promoção de roteiros integrados unindo as belezas de uma região culturalmente tão rica como o Nordeste”, afirma a presidente da Empetur, Ana Paula Vilaça.
Entre os países que já confirmaram presença durante o Destination Brazil estão Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Portugal, Espanha e Estados Unidos. A festa de abertura será no Hotel Village trazendo Pernambuco como tema. Após a programação oficial do evento, será realizado um pós-tour com visita aos principais pontos turísticos do Nordeste.
“Temos muito a mostrar porque Porto de Galinhas cresceu muito nos últimos anos com novas unidades hoteleiras, restaurantes e um destino bem mais amadurecido para recepcionar o turista internacional”, comenta o presidente da AHPG, Marcos Tiburtius.
REALIZAÇÃO – O evento é uma realização da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Entre os patrocinadores, estão o Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur); Prefeitura do Ipojuca; Prefeitura do Recife e as companhias aéreas TAP e GOL. Já os apoiadores do Destination Brazil são a Embratur, o Ministério do Turismo, o Governo Federal, o Sebrae e a ABIH.
Serviço
O que: Destination Brazil Travel Mart – 1ª edição
Quando: 18 e 19 de maio
Onde: Porto de Galinhas – Ipojuca
Local: Hotel Armação
Informações: destinationbrazil@assessor-pe.com.br | (81) 3423.1300
www.destinationbrazil2016.com.br