Estrela de capa
A atriz, que em dezembro do ano passado foi nomeada embaixadora nacional da Boa Vontade da ONU Mulheres, entidade que defende os direitos femininos pelo mundo, escreveu, a convite da revista, um delicado manifesto sobre a causa feminina no Brasil. Nela, Camila Pitanga conta da sua jornada de empoderamento pessoal e propõe uma série de questionamentos às mulheres: “quem é você que lê este texto? Já viveu algum tipo de violência? Teve dificuldade em ascender na profissão? Tem tempo para si mesma? Essas são algumas das perguntas que precisamos fazer a nós e a quem está à nossa volta. É tempo de despertar nossos sonhos, desejos. Enfrentar nossas dores e curá-las”.
Ela contou também que tem usado as redes sociais para levantar assuntos importantes. “No Facebook, descobri um canal para discutir temas sérios. Lanço questões e as pessoas conversam comigo, me dão insights.”
Aos 38 anos, a atriz fez questão de frisar que teve grandes exemplos na vida. O primeiro deles, foi o próprio pai. “Meu pai foi minha primeira referência masculina. Ele, com seu amor e respeito pelas mulheres, me deu passaporte para amar a mim mesma, aos homens e às mulheres.” E não se esqueceu da madrasta, Benedita da Silva, hoje deputada pelo Rio de Janeiro. “Eu e a Bené temos as nossas diferenças, mas ela é ativa no empoderamento feminino, batalha pelo que acredita. Foi uma das pessoas que me fizeram ver que nós, mulheres, temos fibra.”
Mãe de Antonia, que completará 8 anos em maio, mencionou que tem aprendido na prática sobre a maternidade. “Minha mãe não pôde me criar porque teve suas dificuldades. Então estou desenvolvendo esse meu lado agora, com a Antonia.”
A atriz garante que é possível, sim, ter uma convivência harmoniosa com o ex-marido e elogiou o diretor de cinema Claudio Peixoto, com quem divide os cuidados com a filha. “Bato no peito para dizer que eu e o Claudinho, pai da Antonia, somos os melhores ex do planeta.” A boa relação vai além, e não é incomum ver os dois casais reunidos – Camila e o namorado, também ator, Igor Angelkorte, e Claudio e sua nova companheira, Gabi – aos domingos, para comer, conversar e dar risada. “Também vão o meu pai, a mãe do meu namorado… Não somos uma família tradicional, mas acreditamos no melhor do outro, temos o astral lá em cima.”