Prelúdios
O quinto dia de Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa apresentará, em seu concerto de abertura, às 14h30, no Mosteiro de São Bento, dois dos famosos “Prelúdios” de Heitor Hilla-Lobos. Um quarteto formado pelo violonista Claudio Faga (Brasil), o violista Frank Brakkee (Holanda) e os violinistas Masha Iakovleva (Rússia) e Alberto Johnson (Brasil, Holanda) vai tocar os “Prelúdios n° 2 e n° 5”, dedicados à segunda esposa do compositor, Arminda Villa-Lobos, a Mindinha, em 1940. A entrada é gratuita.
Todos os “Cinco Prelúdios”, aliás, são reputadas obras de valor na literatura musical brasileira, e atraíram mais atenção quando ganharam transcrição para piano feita por José Vieira Brandão, conceituado intérprete do mestre Villa-Lobos e seu aluno de composição em 1930.
Na abertura do programa, entram as “Sonatas K. 208 e K. 209”, de Domenico Scarlatti, tidas como entre as mais belas e melancólicas peças do gênero, além de “Appassionata”, de Roberto Miranda, a “Suíte para viola-solo n° 5 em Dó menor, BWV 1011”, de Bach. Fechando, a “Sonata para dois violinos em Sol maior”, do alemão G.P Telemann, talvez o compositor mais prolífico de todos os tempos, com mais de 800 trabalhos creditados (estima-se que a quantidade chegue a 3 mil, muitos dos quais perdidos).