Dicas de Bruno Cosme
Hoje o RCVIPS compartilha um assunto super importante que foi abordado recentemente pelo nutrólogo Bruno Cosme em suas redes sociais: a RETENÇÃO HÍDRICA. Tema que frequentemente incomoda seus pacientes, principalmente as mulheres, a retenção hídrica ocorre quando nossos tecidos acumulam mais liquido que o normal, seja dentro dos vasos ou em meio aos tecidos corporais. Nas mulheres isso ocorre principalmente no período pré-menstrual devido a alterações hormonais. Algumas dicas rápidas para resolver o problema:
1. Evite alimentos com muito sal (sódio), pois o sódio irá se ligar a agua piorando a retenção. Ex: alimentos processados, enlatados, caldos e sopas prontas, grande parte dos congelados, defumados, etc!
2. Evite carboidratos refinados. Canso de escutar pessoas falando cortei gluten e dei uma secada. Fiz a dieta da proteina e dei uma secada. Sim, amigos, sempre que reduzirmos nossa ingestão de carboidratos ocorrerá uma redução de peso e de retenção hídrica. Pois ao ingerirmos carboidratos refinados ocasionamos um pico de insulina. E essa insulina irá agir no seu rim, fazendo você reabsorver mais sódio e por consequência reter mais líquidos. Por isso que nos primeiros dias dessas dietas a perda de peso é maior, pois perde-se muito líquido ao manter a insulina baixa. E também muito do que se ganha em peso após umas jacadas com doces e etc… é de líquido. Quanto mais carboidrato você come mais glicogênio nos músculos (e a molécula de glicogênio também retém bastante água). Entende agora porque as vezes quando você reduz drasticamente a ingesta de carboidrato seu músculo fica meio murcho?
3. Coma comidas ricas em Magnésio, Potássio e Vitamina B6. Boas fontes de magnésio: frutos oleaginosos, chocolate amargo, vegetais folhosos verdes. Boas fontes de vitamina B6: bananas, nozes, carne. Boas fontes de potássio: banana, abacate e tomate.
Siga: @brunocosme