Encontro em Campina Grande
A união entre as micro e pequenas empresas está sendo ainda mais fortalecida durante a 6ª edição do Encontro Nacional de Centrais e Redes de Negócios (Enacen). Na abertura do evento, nesta quarta-feira (16), cerca de 500 pessoas participaram do primeiro dia de atividades. Palestras, talk shows e apresentações culturais compõem a programação que segue até esta quinta-feira (17), no Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande.
O gerente de Atendimento Setorial Comércio do Sebrae Nacional, Juarez de Paula, disse que o evento tem a proposta de promover as centrais de negócios em todos os aspectos. “Vivemos uma crise e o apoio às centrais é uma das respostas que o Sebrae busca dar ao empresariado. Esperamos conseguir manter as empresas e os empregos durante esses períodos difíceis”, falou.
Ele ressaltou que o trabalho nesses grupos atualmente é o de promover as networks e humanizar o atendimento. “Durante o Enacen, este ano, vamos mostrar as visões de vários profissionais do mercado para esclarecer o que podemos fazer diante destes cenários de retração econômica. Que vocês saiam daqui com vários conhecimentos e que fortaleçam mais ainda essas redes. O Sebrae está com uma campanha no mercado e a partir de hoje estamos divulgando a parte massiva, falando aos consumidores e empresários. Seu poder de compra pode mudar tudo”, disse.
O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou o valor dos negócios em redes. “As micro e pequenas empresas precisam competir mais e melhor. Nesse aspecto, quero dizer que aproveitem bem as informações passadas durante este Encontro. A gente distribui e multiplica os conhecimentos assim, com ações. Nós estamos precisando sonhar bem, planejar e executar nossas ações. Por pior que seja a crise, as oportunidades continuarão a existir”, enfatizou.
Na primeira palestra do evento, “Consumo Varejista”, o paulista Renato Meirelles trouxe as principais e mais recentes pesquisas do mercado varejista. Na quinta-feira (17), a programação conta com talkshows e palestras dos consultores Renato Santos (DF), Patrícia Palermo (RS), Leila Navarro (SP).
O Enacen já ocorreu nas cidades de Salvador (BA), Natal (RN), Foz do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). A realização é do Sebrae Paraíba com apoio do Sebrae Nacional, Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), Clube de Diretores Lojistas (CDL), Associação dos Supermercados, Fiep, Fecomércio, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica.