Paestum- A mais bem preservada ruína grega do mundo na Itália
TEXTO E FOTOS: ROGÉRIO ALMEIDA
Uma das viagens mais surpreendentes para conhecer o que foi a riqueza da Magna Grécia é visitar Paestum , na costa italiana do Mar Tirreno, e considerada Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco.
O Primeiro e o Segundo Templo de Hera (Foto: Rogério Almeida)
Fundada pelos gregos com o nome de Poseidônia, pois no local estava o santuário de Poseidon, o deus dos mares, presumivelmente a 600 anos antes de Cristo (a.c.), foi conquistada pelos Lucanos e mais tarde pelos romanos.
Paestum (FOTO) hoje pertence à província de Salerno, na Campania, Itália. O que surpreende em Paestum é possuir os três mais bem preservados templos da Grécia Antiga.
Aqueólogos comprovam que Paestum já no século primeiro de nossa era se destacava pelas estradas, templos e moedas. A cidade foi conquistada pelos lucanos e depois pelos romanos. Durante a invasão da Itália por Hannibal, a cidade permaneceu fiel a Roma e continuou a prosperar durante todo o período do Império Romano.
Os templos mais bem preservados da Magna Grécia (Foto: Rogério Almeida)
Paestum foi abandonada na Idade Média e suas ruínas só foram percebidas no século XVIII, depois das descobertas das cidades de Pompeia e Herculano.
No dia 9 de setembro de 1943, Paestum foi escolhida para o desembarque das tropas americanas da 36a Divisão de Infantaria durante a invasão Aliada na Itália durante a II Guerra Mundial. Os alemães resistiram durante 9 dias até fugirem para o norte do País, fortalecendo a conquista dos aliados para o fim da guerra.
Ao visitar Paestum hoje recomendo prestar atenção aos maiores templos no estilo Dórico, datando da primeira metade do século VI antes de Cristo (a.C). Os templos foram dedicados a Hera e a Poseidon, Netuno e Ceres.
Em certa parte do complexo se encontra o Forum Romano, que foi construído em cima do que era uma Agora grega. No lado norte do Forum está um pequeno templo romano datado do ano 200 a.C. Era dedicado à Tríade Capitolina: Júpiter, Juno e Minerva. Existe ainda um anfiteatro.
Templo de Atena (Foto: Rogério Almeida)
No ponto mais alto de Paestum está o Templo de Atena. Construído ao redor do
ano 500 a.C. e durante muitos anos foi incorretamente conhecido como dedicado a Ceres. A arquitetura é mista, parte Iônica e outra parte Dórica. Três túmulos cristãos
da época medieval comprovam que o templo foi usado como uma igreja cristã na Idade Média.
Todas os três principais templos que recomendo passaram por um processo de restauração em anos recentes retomando o antigo esplendor da Magna Grécia.
Necróplis de Paestum (Foto: Rogério Almeida)
Destaque ainda para as mais bem preservadas necrópolis da Antiguidade conhecida como Túmulo do Mergulhador (em italiano Tomba del tuffatore) que mostra desenhos de como era a vida grega no auge
de Paestum.
Tomba del Tuffatore (Túmulo do Mergulhador)
Todos os cinco grandes desenhos encontrados podem ser vistos no Museu Arqueológico Nacional de Paestum, a poucos metros do site antigo.
Museu Arqueológico Nacional de Paestum
Paestum tem sido escolhido para cenas de filmes. Aqui foi rodado Mare Nostrum, sob
a direção de Rex Ingram e que mostra as belezas do lugar. Boa viagem!
Ruínas das colunas de Paestum (Foto: Rogério Almeida)
Paestum cobre uma área aproximada de 120 hectares. E é somente nos primeiros 25 hectares que estão as ruínas dos 3 templos. Os outros 95 hectares são terras privadas e ainda não foram escavadas.
Destaque para a muralha de 15 metros de altura e 4.750 metros de comprimento, bem preservado e que circunda a cidade. Já o lado moderno de Paestum se tornou em um resort à beira-mar com belas praias de areias e que nem de longe lembra uma cidade arqueológica.
O primeiro templo de Hera, construído em 550 A.C (antes de Cristo) pelos gregos. É o mais antigo templo em Paestum. Os arqueólogos antigos batizaram o templo de “A Basílica”, porque o confundiram com uma basílica romana, um edifício civil não religioso. Inscrições revelaram que a deusa venerada aqui era Hera.
Ao sul de Paestum está o local chamado Santa Venera, ofertórios com estátuas femininas nuas e datadas da primeira metade do século XV a.C (antes de Cristo). Durante o Império Romano, o culto passou a ser reservado para a deusa Vênus.
O segundo templo de Hera (FOTO) foi construído ao redor de 460-450 a.C. Embora nada se
pareça com o primeiro templo de Hera.
Onde Ficar:
Hotel Cerere- Localizado en Paestum, a 100 metros da praia e a 2 quilômetros dos templos de Atena e Netuno. Rodeado de jardins tropicais, o Hotel Cerere possui edificios de estilo mediterrâneo e possui uma praia privativa.
Onde Comer:
Olimpo dei Golosi, como o próprio nome diz é o paraíso dos gulosos com uma macarronada típica italiana e imperdível. Viale della Repubblica 126, 84040. Capaccio-Paestum. Fone: 0828730014